Temperaturas altas e chuva para o fim de semana

Segunda quinzena de fevereiro também terá calor excessivo. Diminuição deve ser esperada somente após o dia 28

O verão se encaminha oficialmente para o fim, porém, o calor não dá trégua. Entramos na segunda quinzena de fevereiro e, de acordo com a meteorologista Joselia Pegorim, do instituto Climatempo, o período será de calor intenso. Nos próximos dias, a previsão indica temperaturas com máximas de até 36° C na região Sul.

Em Montenegro, nesta sexta-feira e no sábado a previsão é de tempo instável. Porém, o calor será marcante e haverá a possibilidade de pancadas de chuva com raios no período da tarde e à noite, sem descartar temporais em ambos os dias.

O domingo terá máxima de 35° C e bastante sol durante a manhã. Porém, a meteorologista alerta para a possibilidade de pancadas com raios a partir do período da tarde, segundo acompanhamento atmosférico. As chuvas estão associadas principalmente ao sistema de baixa pressão do ar que se aproxima do Rio Grande do Sul, formado entre Paraguai e Argentina.

Em relação à umidade relativa do ar, ela estará alta. Isso faz com que calor fique mais intenso, trazendo a sensação de abafamento e mal-estar. Principalmente para pessoas que sofrem com pressão baixa.

O frio demorará a chegar. Isso porque as massas de ar frio, que provocam queda nas temperaturas, podem alcançar a Região Sul apenas no dia 28 de fevereiro, através da Argentina. A influência do sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil manterá as massas de frentes frias retidas do país por quase toda a segunda quinzena de fevereiro. Como característica, haverá menos nebulosidade e chuva no período. Enquanto isso, enfrentar o calor fará parte da rotina dos montenegrinos.

Como diminuir o mal-estar
Para pessoas que sofrem com pressão baixa ou sensação de mal-estar no verão, não há receita mágica. O remédio, de acordo com o cardiologista Paulo Augusto Casani, é hidratar-se bem e buscar abrigo em locais frescos. “Tem muitas pessoas reclamando de mal-estar nos últimos dias, com o calor que tem feito. Porém, não há uma forma concisa de minimizar a sensação”, explica. O médico ainda destaca que colocar sal embaixo da língua, para aumentar a pressão, não é uma solução, apesar de muitas pessoas acharem. “Há alguns produtos, como o café preto, que dão uma leve animada no organismo. Porém, deve-se procurar um local fresco para consumir a bebida sem prejudicar a eficácia”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques