Drive-thru de recicláveis ocorreu no último sábado, 22
O Projeto Tampinha Solidária realizou, na manhã do último sábado, 22, seu primeiro drive-thru de recicláveis em 2025. A ação, promovida junto à Ferragem Via II, na Avenida Júlio Renner, arrecadou mais de 890 kg de resíduos, além dos materiais eletrônicos, que não haviam sido computados até essa segunda-feira. A tendência é que a marca de uma tonelada arrecadada seja superada.
A iniciativa do último sábado busca ajudar duas pessoas: a montenegrina Joice Terezinha Esteves, que foi diagnosticada com Melanoma Metastático, e o pequeno Alexandre Pohren, de apenas 9 anos, que está em tratamento após ser diagnosticado com Síndrome de Dravet.
Inclusive, a mãe de Alexandre, Alexsandra Pohren, veio de Caxias do Sul no final de semana e foi uma das voluntárias na ação do projeto. “Estamos pensando em implementar esta ação em Caxias para auxiliar as pessoas com doenças raras que necessitam de ajuda. O projeto Tampinha Solidária já nos beneficiou, e é muito importante que a gente consiga ampliar isso para ajudar mais pessoas, além de fazer bem ao meio ambiente”, declarou.
Coordenador do projeto Tampinha Solidária, Lucas Vinícius Moraes da Silva elencou os principais objetivos do primeiro evento do ano. “Este drive-thru tem como objetivo fomentar a consciência ambiental, os cuidados para com os resíduos que produzimos no nosso consumo e estimular a solidariedade. Ser solidário, não necessariamente, requer tirar recursos do bolso. Independente de classe social, todo mundo consome e gera resíduos. E o resíduo se torna valor que a gente doa para causas sociais”, enfatizou.
Lista da arrecadação do drive-thru:
223,36 kg – Papelão
200,1 kg – Pet
129,6 kg – Tampinhas
111,3 kg – Vidro *
64 kg – Papel (Misto)
52,9 kg – Plástico Mole Colorido
35,8 kg – Alumínio
24 litros – Azeite
22,3 kg – Ferro
19 kg – Tetrapak
10 kg – Plástico Mole Transparente
1,6 kg – Jornal
1,6 kg – Blister’s (PVC) *
1,4 kg – Lâmpadas *
Obs: * Resíduos não geradores de receita, mas passíveis de reciclagem completa, parcial ou descarte ambientalmente correto.
Importante salientar que na listagem, não estão computados os números referentes aos descartes de eletrônicos, pois ainda não haviam passado por triagem até essa segunda-feira. É provável que, ao serem adicionados ao resultado, a marca de uma tonelada arrecadada seja superada. A organização não computou o recebimento de resíduos não recicláveis, ao exemplo de materiais mistos, mangueiras, impróprios para o processo ou sem mercado de reciclagem, já que são considerados lixo comum.