No sábado pela manhã, o Lions Clube Montenegro São João realizou uma subida ecológica ao Morro São João. Mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram do trajeto, que teve início às 9h20min. Uma surpresa positiva, de acordo com o presidente do Lions, Celso Pedro Stein, foi o elevado número de apoiadores que abraçaram a causa.
Esta foi a terceira edição do projeto “Rio Caí Mais Limpo”, realizado pela organização. Neste ano, segundo Celso, o alvo foi o morro porque as ações no Rio já têm ampla adesão da população montenegrina, o que significa que a proposta de conscientização está tendo êxito.
A caminhada seguiu pela trilha própria do morro e teve parada em dois pontos. Sacolas fornecidas pela Erplasti foram distribuídas no início da subida para que os participantes recolhessem os resíduos sólidos jogados pelo local, um dos propósitos do evento. Antes da jornada, o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura, Marcus Guarani, afirmou que o objetivo é realizar atividades assim, ao menos, em duas ocasiões por mês.
O chefe do grupo de escoteiros Acácia Negra 188, Aldo Claus, 50 anos, e mais seis crianças optaram por cooperar com mais essa causa ambiental. Ele explica que atividades assim são importantes para a conscientização sobre a preservação da natureza.
Cleusa Kunrath, 42 anos, também resolveu levantar a bandeira verde e subir com os dois filhos, de 6 e 5 anos. Morando há três anos em Montenegro, ela relata que, por questões de segurança, nunca tinha visitado o Morro São João e viu no projeto a oportunidade que faltava. “Desde sempre instigamos eles a preservarem o meio ambiente. E o meu filho é muito ligado a essas causas ecológicas”, explica.
Apoiadores do Lions São João, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrulha Ambiental, grupo de remadores de Montenegro e Guarda Municipal, além da polícia, participaram do evento. A Corsan também esteve presente distribuindo água. Algumas mudas de árvores nativas foram plantadas.