Startup fornece sistema de inteligência artificial ao HM

Plataforma digital informa do coronavírus e do estado de saúde dos pacientes

A startup de tecnologia de Montenegro, Technow Processamento de Dados, resolveu usar seu trabalho em prol do combate ao coronavírus. A empresa doou ao Hospital Montenegro (HM) um sistema de inteligência artificial, chamado Cris, que disponibiliza informações sobre o vírus gratuitamente e vai permitir aos familiares de pacientes internados saber seu estado de saúde sem precisar telefonar ou ir até a unidade.

Lucas Gabriel Lopes, coofundador da Technow explica que o Cris foi criado originalmente para atuar como tutor acadêmico. “Isso porque essa inteligência aprende conceitos com facilidade e conversa com as pessoas sobre os assuntos aprendidos”, pontua.

Em março, quando a pandemia se instalou no Brasil, Lucas e os outros jovens empreendedores responsáveis pela startup, Leonardo Alex da Silva e Vinicius Conforti, começaram a pensar em alguma maneira de ajudar a população do município com seus serviços. Assim foi criada a plataforma e cedida ao HM, onde os profissionais podem informar sobre o estado de saúde dos pacientes internados. “A gente viu que um dos maiores problemas do coronavírus é não ter informação já que o familiar por questões de segurança não pode visitar os pacientes. Assim, Cris fornece essas informações online, garantindo a segurança de todos”, afirma Lucas. A partir daí, Cris foi ensinado sobre tudo referente à Covid-19 com base no site do Ministério da Saúde.

Mas como são dados pessoais, Lucas explica que o problema seria a segurança das informações repassadas, por isso, para conseguir acesso às informações de pacientes a pessoa precisa informar a senha que o próprio hospital passa ao familiar responsável na internação. Assim, Cris acha a informação atualizada e a repassa através do site do hospital (https://hospitalmontenegro.com.br/) ou da própria startup (https://technowdados.com.br/index.html). Além dessa atuação, Cris também aprendeu sobre protocolos de segurança do hospital e está tirando dúvidas dos funcionários.

“Disponibilizamos tudo isso de graça enquanto durar a pandemia. Assim, ajudamos no treinamento de profissionais e podemos manter a população informada sobre a Covid e seus familiares hospitalizados”, finaliza Lucas.

Últimas Notícias

Destaques