Neste sábado e domingo, 14 e 15, pontos críticos serão reparados e haverá colocação de dois novos obstáculos
Chão áspero, buracos e layout obsoleto: a pista de skate do Parque Centenário passará, neste sábado e domingo, dias 14 e 15, por uma reforma. Desde 2018 os skatistas montenegrinos buscam o restauro.
Com solicitação feita através da Associação dos Skatistas de Montenegro, nascida em abril de 2019, a Prefeitura Municipal ajudará com a matéria prima e materiais necessários. “Mas a reforma será feita através de mutirão, com integrantes da Associação, e também com arrecadações nossas”, relata Acassio Leal, presidente da Associação.
Para o projeto de uma pista nova, que envolve R$15 mil apenas no processo inicial, os praticantes buscam patrocínio da iniciativa privada.
“A atual não está em condições seguras para a prática de skate, além de ser um modelo obsoleto, em formato antigo, sem novos obstáculos. Hoje em dia a maioria das pistas que se faz no Estado tem projeto que leva em conta o paisagismo, urbanismo e medidas padrões internacionais”, explica.
Neste final de semana, segundo o skatista, a reforma acontece em pontos críticos, além da incorporação de dois novos obstáculos. “Para fazer esses obstáculos virá um conhecido nosso. Ele está envolvido na construção da pista da Orla do Guaíba, que será a maior da América Latina. E o cara tem muito conhecimento em termos layout, material, matéria prima, medidas e gabaritos. Então teremos uma mão de obra qualificada para nos auxiliar e ensinar, até para que futuramente tenhamos uma experiência melhor em obstáculos de concreto”, pontua.
“A importância de manter um ambiente em boas condições é para uma prática saudável principalmente. Para que mais pessoas se integrem, que as famílias tenham prazer em levar seus filhos. A população não tem mais aquela visão estigmatizada sobre o skate. A maioria das pessoas incentiva. E o esporte que mais cresce no país e no mundo hoje é o skate”, diz.
Unindo forças através da Associação dos Skatistas
Com fundação em abril de 2019, iniciativa de Acassio e Gustavo Mezzari, a Associação dos Skatistas de Montenegro busca unir forças para democratizar e oportunizar uma prática segura na cidade. “Resolvemos criar a Associação para, também, viabilizarmos o projeto de uma pista nova e termos um grupo organizado, unindo forças pelo skate no município. Nós encaramos esse desafio e é preciso ter compromisso. Registramos firma em cartório e atualmente o núcleo conta com 11 integrantes. Em um futuro próximo, pensamos em ampliar o grupo para que mais pessoas se associem e participem”, relata.
De dentro da Associação também nasceu um projeto social para crianças e jovens carentes que queiram aprender o esporte. “É uma iniciativa para ajudar a meninada nova. Alguns integrantes disponibilizarão seu tempo para dar treino da prática esportiva. E conseguimos o apoio da Prefeitura. Veio uma verba Federal para revitalização do açude do Parque, e em conversa com o Leandro, do Desporto, com o secretário de gabinete, o Prefeito e pessoal do planejamento, eles destinaram R$6 mil para a construção de uma minirrampa para agregar ao projeto social. Ela será implementada junto na revitalização no entorno do lago”, destaca.