3% pode ir a projetos do Fundo da Criança e do Adolescente; e 3% aos do Fundo do Idoso
Sem gastar nem um real a mais, cidadãos podem destinar parte do seu Imposto de Renda para entidades locais, que estão fazendo a diferença em suas comunidades. E não tem mistério! Ao fazer a declaração, cujo prazo, neste ano, vai até o final de abril, o contribuinte precisa optar pelo modelo completo. Aí, na ficha “Doações diretamente na declaração” escolher quanto quer doar e para quem. Pode ser doado até 3% do imposto devido para fundos da criança e do adolescente; e até 3% para fundos do idoso. Ambos já aparecem para ser selecionados nessa fase de preenchimento.
Aí é preciso atenção ao selecionar os municípios dos fundos. Nos de Montenegro, por exemplo, são eles que custeiam projetos em entidades como o Fera, a Apae e a Casa de Amparo Mão de Deus. Veja os detalhes a seguir. O potencial, se todos doassem por aqui, é de uma destinação de R$ 2,9 milhões para ser dividia. “Sem essa destinação, não há garantias de que esse valor seja destinado às entidades, ainda mais em um ano de crise. O que faz com que esses valores destinados façam ainda mais diferença para as entidades locais”, pontua a analista tributária da Receita Federal, Scheila Fernanda Rosa da Silva.
Com a declaração finalizada, o próprio programa do Imposto de Renda emite uma guia para o pagamento que cairá direto nas contas dos fundos contemplados. O valor é automaticamente abatido do que se deveria pagar de imposto aos cofres públicos. E a quem teria saldo a restituir, tem o valor destinado somado ao montante de restituição.
Com a guia paga, o doador pode escolher um dos projetos aprovados pelo fundo, anotar a punho a sua escolha e entregá-la, por e-mail ou whatsapp, à direção do conselho responsável ou diretamente a entidade que executa o projeto escolhido. Na possibilidade de o contribuinte não querer optar pelo projeto, o valor será dividido pelo conselho gestor do fundo entre todos os que foram cadastrados e aprovados mediante edital. Veja, agora, quem pode receber parte do seu imposto!
Fera Escolas de Futebol
Projeto da Associação Comunitária e Recreativa Adote um Atleta é cadastrado junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Oferece aulas de futebol gratuitas com lanches, uniformes e equipamentos para jovens em situação de vulnerabilidade, trabalhando convívio social, trabalho em equipe e valores como disciplina e respeito. Formando atletas e cidadãos, as atividades ocorrem no contraturno escolar.
Vida Saudável
Segundo projeto da Apae Montenegro vinculado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente possibilita a oferta de atendimentos multiprofissionais para 40 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla; intensificando ações no contexto da pandemia de coronavírus. É focado nas demandas de atenção psicossocial decorrentes de efeitos indesejados provocados pelas medidas de distanciamento.
Eco Fera
Segundo projeto da Associação Comunitária e Recreativa Adote um Atleta vinculado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente também traz a prática do futebol voltada a jovens em situação de vulnerabilidade. Tem, porém, o objetivo complementar de fomentar a conscientização ambiental e noções de sustentabilidade através de oficinas e outras atividades em parceria com o projeto EcoPila, da ACI.
Construindo o Futuro
Projeto da Sociedade Beneficente Espiritualista é cadastrado junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. É aplicado aos jovens acolhidos no Abrigo Menino Jesus de Praga. Através de oficinas, objetiva trabalhar o processo de adaptação e adequação dos abrigados em preparo a maioridade. Atividades desenvolvem questões do ingresso no mercado de trabalho, organização financeira, subsistência, dentre outras.
Arte e Dança na Estância
Projeto do CTG Estância do Montenegro é cadastrado junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Focado em fomentar o tradicionalismo gaúcho dentre os mais jovens, de 4 a 17 anos de idade, possibilita oficinas de danças tradicionais e folclóricas. Tem por objetivos estimular o convívio social e a qualidade de vida trabalhando valores saudáveis.
Vivenciando Habilidades
Segundo projeto da Sociedade Beneficente Espiritualista vinculado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Montenegro. Ele acontece nas unidades de educação infantil da entidade pela cidade. Proporciona às crianças, através de oficinas, aulas de música e de expressão corporal para o desenvolvimento de aspectos motores e cognitivos.
Amigo para Cachorro
Projeto da Apae Montenegro é cadastrado junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Buscando ampliar a assistência à saúde e o processo de socialização dos jovens com deficiência atendidos, oferece tratamento de terapia assistida por animais. Ela é feita com o uso de cães e, dentre outros objetivos, promove o aprendizado de novas tarefas e contribui para a autonomia da pessoa com deficiência.
Karatê além do Esporte
Projeto local da Federação Gaúcha de Karatê é cadastrado junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Visa ampliar o acesso dos jovens em situação de risco social à modalidade, também promovendo a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência através do esporte. Visa desenvolver e formar pessoas capazes de agir com base em princípios éticos e de forma cada vez mais autônoma e transformadora.
Finta de Craque
Projeto do Grêmio Esportivo Municipal é cadastrado junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Tem por objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes de comunidades carentes do Município através da prática do futebol de forma recreativa e competitiva. No contraturno escolar, busca tirar as crianças das ruas, combater a evasão escolar trabalhando a inclusão e o convívio em grupo, dentre outras competências.
Todo cuidado para o Idoso
Projeto do Lar Sagrada Família é cadastrado junto ao Fundo Municipal do Idoso de Montenegro. Busca garantir a excelência no cuidado do idoso através de um atendimento multidisciplinar com a oferta de serviços médicos, de enfermagem, de fisioterapia, de nutrição, de assistência social, de educação física e de gestão em projetos para idosos.
Idoso com Alimentação Saudável
Segundo projeto do Lar Sagrada Família vinculado ao Fundo Municipal do Idoso de Montenegro. Ele tem por objetivo principal garantir uma alimentação saudável e balanceada para os idosos residentes do Sagrada Família, com apoio de equipe especializada em prol da saúde e do bem-estar dos atendidos pela instituição.
Novos Idosos com Fisioterapia Renovada
Terceiro projeto do Lar Sagrada Família vinculado ao Fundo Municipal do Idoso de Montenegro. Ele tem por objetivo qualificar o serviço de Fisioterapia oferecido pela entidade aos idosos atendidos que residem no local. Isso, através da reforma do espaço físico e com a aquisição de novos equipamentos dentro da área do Lar.
Envelhecimento Jovem
Projeto da Casa de Amparo Mão de Deus é cadastrado junto ao Fundo Municipal do Idoso de Montenegro. Tem por objetivo promover atendimento multidisciplinar e humanizado a 70 idosos em situação de risco social, incluindo atividades de inclusão digital, terapêuticas e físicas para favorecer a promoção da saúde e uma vivência ativa e participativa.