Serviço Geológico do Brasil expande monitoramento do nível do Rio Caí em Montenegro

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM/Sace) deu um passo importante na ampliação do monitoramento dos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs) em Montenegro, visando aumentar a segurança da população durante períodos de enchente. Na tarde desta quinta-feira, 10, uma nova régua de medição foi instalada na esquina das ruas Fernando Ferrari e João Pessoa, em frente à loja Chico Motos.

A nova régua permitirá a verificação visual do nível do Rio Caí, especialmente em situações em que a mobilidade até o Cais do Porto das Laranjeiras, onde já existe um equipamento, se torna difícil devido à elevação das águas. Com a expansão do monitoramento, as autoridades poderão acompanhar de maneira mais eficaz as flutuações do nível do rio, um fator essencial para a prevenção de riscos em situações de enchente.

Novo sensor foi instalado no Passo do Manduca para o acompanhamento à distância do nível do Rio Caí. Foto: arquivo pessoal

Conforme destacou Clóvis Pereira, coordenador da Defesa Civil de Montenegro, essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de redistribuição das réguas de medição na cidade. “Já realizamos a instalação de novas réguas no Passo do Manduca e a instalação de um novo sensor para medição do nível do rio. Agora estamos redirecionando uma nova régua em frente à loja Chico Motos, o que também vai facilitar a medição”, explicou. Ele ainda acrescentou que outras localidades estão sendo avaliadas para a instalação de novos equipamentos.

Pereira enfatizou a importância do monitoramento. “Isso nos ajudará a acompanhar melhor o nível das enchentes quando não conseguirmos chegar mais perto do rio. A nova régua na rua Fernando Ferrari será fundamental, pois, devido ao relevo da cidade, existem áreas onde a água pode atingir níveis diferentes”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques