Será aberta a Casa do Artesão Montenegrino

Com a aprovação do projeto de lei 72/2021 na Câmara de Vereadores, o Governo Zanatta vai criar a Casa do Artesão Montenegrino. O dispositivo autorizou o aluguel de um imóvel para a iniciativa, cujo regimento interno será elaborado pelo Departamento de Turismo em parceria com artesãos do Município.

Poderão integrar o espaço, fazendo a comercialização de seus produtos, artesãos que residam em Montenegro, cadastrados na Fundação Gaúcha do Trabalho Social. Eles precisam estar vinculados a algum grupo local: Amarti, Gols, Brick da Estação e/ou Mercado do Artesanato. Haverá uma avaliação prévia dos interessados.

O uso da casa não terá custo, mas ela precisará ser mantida aberta de domingo a domingo. Como contrapartida, os contemplados também organizarão oficinas de artesanato para as escolas. Em março e julho de cada ano será aberto cadastro para novos artesãos. O espaço também terá como finalidade ser um posto de informações turísticas.

Para o diretor de Turismo do Município, Jaime Büttenbender, é grande o potencial da iniciativa, especialmente a quem visita Montenegro. “Nós somos a Cidade das Artes. Para trabalhar o turismo na cidade, é preciso um local, porque o turista quer chegar num lugar para comprar uma lembrancinha da cidade onde ele passou”, aponta. “É um pulo que estamos dando na parte turística e na valorização das artes em Montenegro.” Ainda não está certa qual sala será locada para a iniciativa, nem quando a casa começa a funcionar, efetivamente. Ela ficará no entorno da Praça Rui Barbosa. (DM)

Últimas Notícias

Destaques