Mesmo em tempos de estiagem, o senhor Jesus Setembrino de Carvalho de 83 anos teve uma surpresa em sua horta, no bairro Cinco de Maio: colheu batatas doces gigantes. Eentre elas, uma com 4,5kg e outra com 5,5kg. Muito cuidadoso com sua horta, Setembrino mal pôde acreditar, já que aqui na região, nunca tinha colhido batatas tão grandes.
Sua filha Jéssica Carvalho das Chagas explica que ele relatou que quando mais novo, já tinha colhido uma batata de 7,5kg, mas que aqui em Montenegro é a primeira vez que se depara com essa situação. “Ele está todo feliz e não é para menos. Ele se emprenha muito, cuida muito das batatas”, afirma ela. Jéssica ainda comenta que nesse momento delicado da pandemia de coronavírus, onde os pais têm se mantido em isolamento total por necessidade, a horta serve como distração.
Mesmo na roça, seu Setembrino não se descuida e segue as recomendações dos órgãos da saúde. “Vou sempre de máscara. Aí arranco batata, tiro aipim, colho de tudo um pouquinho. Eu sempre gostei de plantação. Hoje eu cultivo minhas hortas. Começo fazendo a terra depois semeando a planta e vou até a colheita. Cuidando e limpando bem. Tiro tudo quanto é planta daninha. Tudo isso resulta em uma boa colheita”, pontua.
Setembrino está realizado com o resultado de tanto carinho na hora de cuidar de suas plantações. “Eu fiquei muito satisfeito. E aqui não uso nada de agrotóxico, é tudo fresquinho. Na minha vida, já colhi umas batatas muito bonitas. Dou elas de presente para os meus netos, bisnetos e filhos. Enquanto Deus deixar, eu vou continuar plantando com amor”, finaliza ele.