Senac promove curso Técnico em Segurança do Trabalho

O Senac de Montenegro promove, no próximo mês, o curso Técnico em Segurança do Trabalho. As aulas iniciam no dia 5 de março e ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h.

As matrículas já estão abertas e devem ser realizadas na unidade montenegrina, localizada na rua Capitão Porfírio, 2225. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3649-3141 ou através do site www.senacrs.com.br/montenegro.

O Técnico em Segurança do Trabalho atua em setores como indústria, comércio e prestação de serviços, buscando evitar os acidentes e as doenças profissionais. Segundo o docente Jorge Spader, o mercado procura profissionais da área que sejam envolvidos e comprometidos com a vida humana e o meio ambiente. “Além de dinâmico, o profissional deve conhecer o processo de produção da empresa, estar sempre se atualizando sobre as normas de segurança do trabalho, ter um bom relacionamento interpessoal e ser criativo”, destaca.

O professor ainda ressalta que alguns conhecimentos complementares são importantes e podem ser adquiridos em cursos de primeiros socorros, de bombeiro civil, curso de resgate e de inglês. Ele também observa que o cenário de segurança do trabalho está passando por uma transformação positiva e aponta que a ferramenta certa para que isso aconteça é a ajuda do responsável pelo setor produtivo. “O supervisor fica encarregado do seu setor, pela qualidade, produtividade e pela segurança do seu funcionário, e o técnico em segurança do trabalho fica com a atividade de dar todo apoio a esse supervisor”, explica.

Esse apoio é dado através do levantamento das situações de risco do ambiente de trabalho no que tange à matéria-prima, máquinas e equipamentos, no método de produção e como é cobrada a produtividade.

Cenário brasileiro
Atualmente, há no Brasil 36 normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho que norteiam as atividades do técnico em segurança do trabalho. Jorge ressalta que os trabalhadores levam as normas mais a sério quando as questões de segurança do trabalho são incorporadas ao processo de qualidade da empresa.

“A segurança do trabalhador acontece com o real comprometimento dos responsáveis pela empresa, supervisores, do técnico e do próprio trabalhador. Portanto, temos muito a fazer e a zelar pelas vidas e a segurança dos trabalhadores nas rotinas de trabalho”, conclui o docente.
De acordo com o Ministério da Fazenda, entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho no Brasil. Outra pesquisa, da Organização Internacional do Trabalho (OTI), realizada em 2013, aponta que o Brasil é o 4° colocado no ranking de mortes por acidentes de trabalho no mundo, o que reforça o papel dos técnicos.

Últimas Notícias

Destaques