A comissão especial formada pela Prefeitura de Montenegro com patrões de CTG’s de Montenegro tem bem encaminhada a Semana Farroupilha 2022. Na reunião desta terça-feira, 2 de agosto, serão definidos detalhes do evento. Mas estão confirmados o Acampamento Farroupilha no Parque Centenário e o desfile de 20 de Setembro na rua Ramiro Barcelos.
O assessor especial do Gabinete do Prefeito e presidente da comissão, Tiago Machado, revelou que o Município contará com shows artísticos, com uma atração por noite. Os nomes ainda não são revelados antes da publicação e assinatura do contrato. No Parque, haverá eventos da Artística dos CTG’s com apresentações de invernadas e realização de oficinas.
Não haverá rodeio; e os cavalos estarão presentes apenas no evento de Chegada da Chama da Crioula, dia 13 de setembro; além do Desfile. E como definido em Lei Federal, a Inspetoria Veterinária exigirá exame negativo para a doença Mormo, em equinos e bovinos. Uma parceria técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural com o grupo Amigos do Cavalo vai viabilizar os testes, através da contratação de um profissional veterinário para auxiliar na coleta de sangue dos animais (Responsabilidade Técnica).
O acampamento no Centenário também está garantido, e será mais organizado. Machado informa que será realizado um cadastro antecipado que permitirá a distribuição de lotes e providência estrutural com pontos de energia elétrica e água. Em entrevista na Rádio Ibiá Web, na quinta-feira, dia 28, a integrante do Departamento de Cultura, Lilly Machado, informou que a obra de reforma do Centenário será iniciada somente após os festejos. Ela garantiu ainda estrutura para as atrações culturais.
Reunião sobre evento
A reunião para tratar da Semana Farroupilha é aberta à comunidade em geral. Será no Espaço Braskem da Estação da Cultura, a partir das 18h30min. A pauta principal será o Desfile, onde serão recebidas sugestões para sua realização
Semana Farroupilha 2022
Acontece de 13 a 20 de setembro. A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2022 – do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) – escolheu o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”. Ele guiará os eventos nos municípios, valorizando a diversidade presente na composição do povo gaúcho. O cantor, musicista e compositor Adair de Freitas é o patrono das comemorações.