A maioria das famílias coloca o pé na estrada nesta época do ano, mas a preocupação com a residência pode ficar incomodando durante os dias reservados para descansar. Algumas medidas podem ser úteis para deixar a preocupação para trás e curtir a viagem, pensando nisso, separamos dicas de como deixar a casa mais segura e evitar problemas durante o recesso.
Discreto
Evite comentar com estranhos sobre seus planos de viagem, período que vai estar fora, local e demais informações. Além disso, atenção às redes sociais. Prefira restringir suas postagens aos amigos próximos e não deixar o perfil aberto ao público. Atenção ao check-in!
Cerca elétrica e cadeados
Ao fechar portões, evite deixar o cadeado do lado de fora. Isso indica que a pessoa saiu e ainda não voltou. Instalar cerca elétrica pode ser uma boa atitude. Essa medida é ótima, pois, quando um invasor cortar os fios, um alarme é acionado, disparando uma sirene. Além disso, você pode confiar à central de choque para que funcione no momento do toque ou rompimento, e configurar números telefônicos para receber um comunicado quando acontecer uma possível invasão.
Visitas
Uma boa medida é pedir para um parente ou amigo próximo visitar sua casa durante o período em que você está afastado. Cuidar do jardim, recolher jornais e correspondências, abrir as janelas e movimentar a casa. Se você morar em apartamento, lembre de avisar o síndico sobre as visitas desta pessoa.
Vizinhos
Um vizinho de confiança também pode te ajudar no monitoramento. Comunique ele sobre sua ausência e deixe os contatos para caso algo ocorra. Qualquer situação suspeita seu vizinho pode avisar, evitando problemas e dando tempo para tomar providências. Instale um aparelho de fotocélula, podendo ligar luz externa durante a noite e desligando durante o dia.
Alarme
Um sistema de alarme pode ser uma boa opção para a proteção da casa. O funcionamento depende de sensores instalados em pontos estratégicos do imóvel, ligados à rede elétrica. Estes sensores captam um movimento, calor ou abertura de portas e janelas. O monitoramento funciona por sinais enviados por linha telefônica, GPRS ou CDB a uma central.
Campainha e interfones
Quando alguém toca a campainha diversas vezes e ninguém atende, fica claro que os moradores não estão na residência. Então uma boa medida de prevenção é desligar a campainha, evitando que esses sinais fiquem claros. Essa medida também vale para os interfones.