Secretaria da Saúde esclarece da retirada de fraldas

Nos últimos dias alguns leitores do Jornal Ibiá tem entrado em contato com a redação solicitando informações sobre a retirada de fraldas na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Rita de Cássia Miranda, 43 anos, moradora do bairro Cinco de Maio, relata que chegou a ir até a SMS solicitar a retirada de fraldas para a sua filha de um ano de idade, mas recebeu a resposta que a pasta não tinha fraldas para fornecer. Desempregada, Rita agora está em busca de doações, quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 51 998770059.

Questionada, a Secretária de Saúde de Montenegro, Cristina Renheimer, explicou que apenas crianças que possuem algum tipo de comorbidade têm direito de retirar fraldas. Nesses casos a família deve procurar a SMS e fazer um cadastro, que será encaminhado para liberação do Governo do Estado. Mas este não é o caso caso da filha de Rita, assim ela não tem o direito de receber.

Para solicitar as fraldas, o usuário precisa dos seguintes documentos: laudo médico com validade de seis meses constando o diagnóstico no Código Internacional de Doenças (CID); especificações das fraldas e a quantidade mensal necessária; CPF, nome da mãe; Cartão SUS; RG ou certidão de nascimento no caso de ser criança e comprovante de residência.

Últimas Notícias

Destaques