IFRS adiou a seleção devido à pandemia da Covid-19
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) adiará seu processo seletivo de novos estudantes para cursos técnicos e superiores devido à pandemia de Covid-19. A seleção é tradicionalmente realizada em dezembro e visa o ingresso de alunos no ano letivo seguinte.
Desta vez, a instituição prevê realizar a próxima seleção de ingresso discente entre fevereiro e março de 2021, isso se as condições de sanitárias permitirem a execução de forma segura. Esse planejamento leva também em consideração o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro.
Nos próximos meses, o Instituto definirá a data e avaliará o formato do processo seletivo, afirma o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini. “Para evitar as aglomerações inerentes à aplicação das provas, é possível que utilizemos a nota do Enem para os cursos superiores e realizemos sorteio para os cursos técnicos. É uma possibilidade que estamos considerando e será avaliada pelo Conselho Superior da instituição”, comenta.
“É consenso na instituição que qualquer atividade presencial, como aplicação de provas e realização de matrículas, só poderão ser realizadas quando garantida a preservação da integridade de candidatos e servidores”, reforça Coradini. O pró-reitor aponta que o IFRS está preparado para, pelo menos até março de 2021, desenvolver atividades pedagógicas não presenciais relacionadas ao ano letivo atual. Dessa forma, o próximo ano letivo possivelmente iniciará a partir de abril.