Expectativa é receber cerca de 2.500 pessoas por mês na nova estrutura
Está marcada para as 8h desta quinta-feira, 28, a inauguração do Pronto Atendimento 24 horas da secretária municipal da Saúde. Após a cerimônia oficial, o local já começa a atender pacientes. Os casos de menor complexidade passam para a nova estrutura, liberando o plantão do Hospital Montenegro (HM) para casos graves, de urgência e de emergência.
O PA, como está sendo chamado, funcionará na sede da Saúde – popularmente conhecida como a Assistência – na rua Campos Neto, 177, bairro Senai. O atendimento será diário, incluindo sábados, domingos e feriados. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros seguem funcionando e ainda precisam ser priorizadas pela comunidade, com o uso prioritário do PA nos momentos em que esses postos não estejam funcionando.
“PA funcionará na “Assistência”, que fica na rua Campos Neto, 177, bairro Senai”
No período em que é esperado o maior fluxo de pessoas na nova estrutura, o Pronto Atendimento contará com dois médicos plantonistas para agilizar os atendimentos. Lá, os pacientes que, na emergência do HM, receberiam as fitas verdes e azuis na triagem, passarão a receber o atendimento. São casos de náuseas, vômitos, dores no corpo e afins. Se alguém tiver em situação grave, de urgência, e, por engano, dirigir-se ao PA, uma ambulância estará disponível em tempo integral para encaminhamento ao Hospital.
Para viabilizar a nova estrutura, a Prefeitura contratou quatro enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e médicos através do Consórcio Intermunicipal CIS/Caí. A despesa mensal com a manutenção do serviço deve ficar em torno de R$ 230 mil – valor bem abaixo dos R$ 355 mil pagos ao HM para atender os pacientes que, agora, irão ao PA. É preciso apresentar o cartão do SUS para o atendimento e os serviços, neste primeiro momento, só estão disponíveis para moradores de Montenegro.