Prefeitura quer criar setor de Resiliência Climática

Novo cargo seria para ter uma pessoa em dedicação exclusiva ao tema

A Administração Municipal quer designar uma pessoa para atuar de forma integral no planejamento e viabilidade de projetos e ações de enfrentamento aos problemas decorrentes do aquecimento global. O primeiro passo será a criação de um cargo de diretoria de Resiliência Climática, projeto que será encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias.

O assunto foi tema de reunião na manhã de quarta-feira, 15, entre prefeito Gustavo Zanatta; presidente do Legislativo, Talis Ferreira; vereador Gustavo Oliveira; presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor, Marcelo Cardona; e ainda o chefe de Gabinete, Renan Boos, setor ao qual a função estará ligada. Segundo o governo, resiliência climática é a capacidade de uma comunidade de se adaptar, recuperar e lidar com os impactos das mudanças do clima.

A preocupação do momento é a enchente, mas existem outros eventos que requerem prevenção, como as estiagens, os incêndios em vegetação, as ondas de calor e frio intensos, entre outros. “Vamos ter uma pessoa integralmente dedicada a buscar alternativas, coordenando projetos e viabilizando os recursos”, explicou Zanatta.

Últimas Notícias

Destaques