A Prefeitura obteve aval da Câmara nessa quinta-feira, 17, para oficializar a cedência de onze equipamentos para a Associação dos Produtores Rurais de Campo do Meio e Região, a Citruscampo. Alguns, inclusive, já vêm sendo utilizados pela entidade desde a gestão anterior, mas, segundo o governo, a situação é irregular por não ter passado pelo Legislativo. A concessão será por dez anos, período no qual a Associação deve garantir a manutenção dos bens.
A Citruscampo existe formalmente desde 2016 e conta atualmente com 23 associados. “Todos são agricultores familiares que, ao receberem este auxílio, acabam vendo reduzidos seus custos de produção, uma vez que não precisarão adquirir ou alugar estes instrumentos de trabalho”, destacou o prefeito Gustavo Zanatta.
Entre os equipamentos repassados, há pulverizadores acoplados a trator, utilizados para combater pragas como a larva-minadora-dos-citros e fungos, como os que provocam a pinta-preta. São doenças que levam à queda precoce das frutas e até à morte dos pomares. Já a roçadeira facilita o manejo adequado das pastagens entre os arvoredos e os espalhadores são empregados na adubação. Na Câmara, a concessão foi aprovada por unanimidade.
Os equipamentos, muitos já em posse da Citruscampo desde sua constituição em 2016, foram adquiridos com verba da União, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário do Ministério da Agricultura. O mais recente, entregue à entidade no fim do ano passado, foi adquirido via emenda parlamentar apontada pelo deputado federal Giovani Cherini (PL) e paga na última quinta-feira, dia 17. O parlamentar também teve envolvimento com o projeto original, de 2016.
“A gente viu isso com muito bons olhos quando apareceu a oportunidade de alguém ajudar a nossa associação”, comemora o agricultor Jaime Antônio Kochenborger, presidente da Citruscampo. “Nós somos entre 23 famílias, todas pequenas propriedades, mas que tem tradição do citros há muitos anos. Já vem do pai, já vem do avô, mas nunca teve um benefício como esse para estes produtores.”
Ele destaca que o uso das máquinas é regrado dentro da associação, com controle de revisão e manutenção na utilização entre uma propriedade e outra. “Como a gente cuida do nosso equipamento em casa, nós cuidamos desses equipamentos”, pontua.
A lista de equipamentos
– uma ensiladeira hidráulica;
– um espalhador de esterco sólido;
– um espalhador de adubo;
– uma concha carregadeira hidráulica;
– uma lâmina hidráulica;
– uma roçadeira lateral;
– dois kits SPE eletrostáticos Citrus;
– dois pulverizadores hidráulicos;
– um trator agrícola