Investimento inicial é de R$ 215 mil e beneficiará 60 produtores
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural fez a entrega, nesta tarde, da primeira caixa d’água de um programa público que vai permitir o armazenamento da água da chuva nas propriedades. Foi em Linha Catarina, onde o agricultor Loivo Müller se dedica à pecuária de corte, ao cultivo de pomares de citros e a outras lavouras.
A entrega contou com a presença do prefeito Gustavo Zanatta, do secretário Vlademir Ramos Gonzaga e de outras lideranças. Loivo disse que água que desce pelo telhado da casa, em dias de chuva, será guardada e empregada na dessedentação dos animais e na pulverização de citros e milho silagem. A medida representa ganho ambiental e redução de custos na conta de água.
O investimento inicial é de R$ 215 mil e vai beneficiar pelo menos 60 produtores. “Praticamente todos os anos, no verão, temos episódios de estiagem. Alguns bem prolongados. Agora, parte da água que hoje se perde no inverno – quando chove mais – poderá ficar guardada, por exemplo, para matar a sede dos animais”, ressalta o secretário Vlademir Gonzaga.
Para a Prefeitura, há um importante ganho de ordem logística. Nos períodos de seca, um caminhão-pipa atende as propriedades, mas a água acaba sendo despejada em açudes secos, onde rapidamente se perde pela absorção do solo e pela evaporação provocada pelo calor. As caixas vão evitar essa perda e reduzir o número de viagens. “Temos trabalhado incansavelmente para aparelhar a nossa Secretaria de Desenvolvimento Rural para bem atender as comunidades do interior. Os agricultores merecem esse apoio”, reforça o prefeito Gustavo Zanatta.
Saiba mais
Para ter acesso aos reservatórios, os agricultores devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, na Campos Netto, 777.
A lei que regulamenta o benefício, no link https://bit.ly/Lei7062-MGO .