Prédio evacuado vai passar por inspeção

Na noite de 30 de abril, o bairro Progresso, em Montenegro, enfrentou um momento de tensão. Rachaduras foram identificadas em um muro do prédio Mirante Progresso, consequência das longas chuvas que assolaram a região. A situação alarmante levou os bombeiros a determinarem a evacuação imediata dos moradores e a interdição da edificação, visando garantir a segurança de todos.

Em resposta ao evento, a Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou uma vistoria detalhada na área afetada. O resultado da inspeção foi a interdição não apenas do condomínio inicialmente impactado, mas também de outras três construções nas proximidades, devido ao risco iminente de desbarrancamento na área atrás da Estação da Cultura.

Diante da gravidade da situação, a empresa responsável pela construção do condomínio foi notificada pela Prefeitura para providenciar uma avaliação técnica rigorosa. O objetivo é identificar as causas das rachaduras e definir as medidas corretivas necessárias. A empresa deverá apresentar um projeto de reparo, que será avaliado pela Secretaria de Obras, e posterior execução, sujeito à aprovação final das autoridades locais, conforme informou o secretário Edson Egeres Machado, através da Assessoria de Comunicação.

Considerando a proximidade das construções afetadas, a Prefeitura antecipa a possibilidade de que um projeto padrão de reparo seja necessário para todas as edificações envolvidas. Este conjunto inclui o prédio principal, uma construção de grande porte nos fundos e duas casas menores situadas do outro lado da área interditada.

Para a segurança dos moradores e do entorno, todas as famílias afetadas foram evacuadas. Além disso, uma parte do pátio da Estação da Cultura foi interditada como medida preventiva, embora não exista uma previsão concreta de colapso da estrutura. Esta ação visa eliminar qualquer risco para os frequentadores da Estação da Cultura, caso a situação se agrave.

Comunicado da BR Incorporadora
Em comunicado, a empresa BR se manifesta no sentido de esclarecer que os efeitos das fortes chuvas geraram o deslizamento na área lindeira do Edifício Mirante Progresso, causando o desmoronamento de parte do piso e do muro do mesmo estacionamento.

De acordo com a empresa, o edifício apresenta estrutura e fundação estáveis, não apresentando risco de rupturas, conforme atestado da equipe de engenharia estrutural.

“Temos uma equipe técnica preparada para realizar a inspeção do empreendimento, assim que for restabelecido o acesso viário ao município. Estamos mobilizados para apurar as causas do ocorrido, assim como prestar apoio e esclarecimentos aos moradores e à comunidade”, diz a empressa.

Últimas Notícias

Destaques