LOCAL receberá eventos e disponibilizará banheiros para os frequentadores do Cais
A edificação localizada no Porto das Laranjeiras, em Montenegro, começou a ser reformada em abril de 2022, e deve ser entregue para uso da comunidade entre os meses de março e abril deste ano. O espaço poderá ser ocupado para eventos de interesse social. Além disso, os banheiros serão abertos para uso do público que passeia pela orla do Rio Caí.
A obra é fruto de projeto do vereador Juarez da Silva, idealizado enquanto ocupou a função de presidente do Legislativo. Ele explica o motivo da demora da conclusão da reforma. Conforme o edil, quando a obra chegou à metade, ao ser vistoriada pelo setor de fiscalização da secretaria municipal de Obras Públicas (SMOP), foram feitos apontamentos para readequações, entre elas na estrutura metálica do prédio e problemas de infiltração do telhado, o que acabou estendendo o prazo de execução.
Os reparos apontados pela fiscalização foram concluídos ainda no final de 2023. A nova vistoria foi realizada nessa quarta-feira, 21. Conforme o secretário municipal de Obras, Edson Machado, a obra foi recebida pelo fiscal responsável. O prédio teve parte da pintura manchada em decorrência das cheias que atingiram a região no ano passado, mas isso não é atribuído às responsabilidades da empresa executora dos trabalhos, esclarece Edson.
Segundo o vereador Juarez, ainda falta a execução do projeto elétrico externo, mas este será realizado por outra empresa e não deve demorar para ser concluído. Ele acredita que em cerca de dois meses o espaço possa ser entregue a comunidade.
Planos para ocupação do prédio
O atual presidente da Câmara de Vereadores, Valdeci de Castro, afirma que irá manter o plano de Juarez no que diz respeito a destinação do local. “Vou dar andamento conforme o projeto que ele tinha. Não é por que assumi a presidência que vou trancar projetos”, diz Valdeci.
Segundo ele, uma parceria deve ser firmada com a Guarda Municipal para que os agentes tranquem a porta de acesso aos banheiros no período da noite. No dia seguinte, um funcionário do próprio Legislativo poderá abrir o local ao início do expediente da Câmara. A ideia está sendo formatada, mas deve seguir esta proposta. “Achamos que o período de vandalismo é a madrugada, por isso a ideia é fechar os banheiros por volta das 22h”, justifica Juarez, autor da proposta original.
Conforme o Jurídico do Legislativo, bem antes da obra ser concluída, foi elaborada a resolução para ocupação do espaço. Segundo a Resolução 222 de 20/12/2021, as instalações poderão ser utilizadas para os atos pertinentes a função parlamentar (atos oficiais ou reuniões e demais eventos culturais, de interesse do Município ou da região), mediante prévia autorização do Presidente. O requerimento de cedência deverá ser efetuado ao Setor de Protocolo da Casa, com apresentação do Requerimento de Utilização do Prédio Anexo.