Praças da cidade estão em bom estado, mas população precisa colaborar

Locais de lazer fazem parte do projeto Cidade Limpa, lançado pela Prefeitura

A maioria das praças de Montenegro oferecem boas condições para a população, mas questões como segurança e conservação desses locais são sempre pertinentes. A reportagem do Ibiá esteve em algumas delas e verificou a situação dos brinquedos, dos bancos e da manutenção das praças de um modo geral. Situada no bairro São Paulo, a Praça das Poesias, por exemplo, apresenta um espaço tranquilo e oferece brinquedos bem conservados para a criançada, além de grama bem cortada e canteiros de flores organizados.

Ana Cristina Prado, que frequentemente vai ao local para tomar chimarrão com a irmã Cleni Prado, valoriza a manutenção realizada na Praça das Poesias. “É bem cuidada, os brinquedos são bem conservados e seguros para as crianças. Viemos sempre aqui aproveitar a sombra, tomar chimarrão”, relata.

Dona Clair Kerber e seu João Soares levam a calopsita Chiquinho à praça praticamente todos os dias

A irmã de Ana Cristina, Cleni, mora em frente à outra praça da cidade, a Praça São Pedro. Ela lembra que há alguns anos os moradores não podiam ir ao local com tranquilidade e segurança, mas hoje a situação é outra. “Há cinco ou seis anos, a pracinha São Pedro era horrível, não tinha como ir mesmo. Agora mudou bastante, graças a Deus. Podemos frequentar até à noite”, enfatiza.

No bairro Timbaúva, a praça localizada quase em frente ao Grêmio Gaúcho oferece um generoso espaço de sombra para quem gosta de passar a tarde sentado debaixo de uma árvore. No entanto, o local apresenta alguns brinquedos em mau estado de conservação e lixo no chão. Apesar da necessidade de manutenção, o local é bastante convidativo para um fim de tarde em família.

Apesar da grama alta e da baderna aos finais de semana, a Praça Tancredo Neves também também é elogiada

Já na Praça Ivo Bühler, que fica em frente à Catedral São João Batista e é cuidada pela Paróquia São João Batista, os brinquedos estão aptos para a garotada, mas alguns copos jogados e outros tipos de lixeira no chão mostram que falta conscientização para uma parte da população, tendo em vista que existem lixeiras próximas à entrada da praça, por exemplo. Em geral, o espaço é bem cuidado e tranquilo, com a grama cortada e vários bancos disponíveis aos visitantes.

No bairro São João, a Praça Tancredo Neves é um “ponto de encontro” para muitos moradores do entorno do espaço durante o dia. Na parte da noite, principalmente nos finais de semana, os moradores da redondeza não conseguem ter tranquilidade para dormir. “Até umas 3 horas da manhã, a gurizada faz muito barulho, todo fim de semana. É uma gritaria, assobios, eles batem nas placas”, relata a dona Clair Kerber, que mora há 50 anos em frente à praça do bairro.

Apesar da grama por cortar, o espaço está em boa situação, a quadra é bastante utilizada (mas também merece atenção) e alguns brinquedos estão inutilizáveis, mas a criançada tem uma boa variedade de opções para se divertir. “Sempre viemos aqui tomar um chimarrão. E a praça não tem lixo espalhado pelo chão, o pessoal aqui do bairro ajuda, recolhe o lixo”, complementa Clair, que vai ao local quase todos os dias com João Soares e a calopsita Chiquinho.

Na Praça Ivo Bühler, o lixo foi jogado no chão. Há lixeiras bem na entrada do local

Manutenções são mensais
A partir do Projeto Cidade Limpa, lançado pela Prefeitura nos primeiros meses deste ano, a Administração Municipal recebeu, como doação de empresas, cerca de R$ 80 mil em equipamentos como enxadas, podadores, facões, roçadeiras, sopradores e motosserras. Isso permitiu uma melhoria considerável na manutenção de espaços públicos como o Parque Centenário, as praças, rótulas, canteiros e outras áreas de lazer.

De acordo com o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Neri de Mello Pena, o Cabelo, a Prefeitura possui um cronograma de atuação nas praças. “Pelo menos uma vez por mês, a gente faz uma ‘geral’, com corte de grama, podas e limpeza. E a comunidade tem se mostrado satisfeita”, afirma. Na Praça Tancredo Neves, por exemplo, a equipe deve voltar na próxima semana.

Na pracinha quase em frente ao Grêmio Gaúcho, reportagem encontrou muito lixo

Quanto aos brinquedos, o secretário admite que existem itens danificados. Ainda este mês, porém, a própria Secretaria terá um espaço e um grupo para fazer a manutenção e repor o que foi danificado pelos vândalos ou pela ação do tempo.
Cabelo ressalta que os equipamentos doados pelos empresários foram disponibilizados pelas empresas a partir de março, justamente quando a segunda onda da pandemia de coronavírus determinou muitas restrições ao uso destes locais. “E logo depois veio o inverno, quando normalmente a frequência cai”, emenda. Assim, a Secretaria acabou priorizando outras demandas. “Mas vamos deixar tudo em ordem nas próximas semanas”, promete.

Em relação ao lixo, por mais que seja recolhido periodicamente, a falta de educação de alguns usuários ainda chama a atenção. A Administração Municipal pede que a comunidade colabore, não apenas usando as lixeiras, mas impedindo que outras pessoas deixem resíduos em ambientes públicos. “Se um cobrar do outro, logo todos estarão fazendo certo”, afirma o secretário Neri.

Últimas Notícias

Destaques