Serviço segue com metade da capacidade. Veja como buscar atendimento
O Posto de Identificação, onde são emitidas as carteiras de identidade em Montenegro, perdeu uma de suas duas estações – os equipamentos onde os documentos são feitos. Atendendo a pedido da Susepe, o Instituto Geral de Perícias (IGP), que é responsável pela repartição, enviou a estação para a Penitenciária Estadual, no Pesqueiro. É temporário, por um período de seis meses.
“Além das questões de segurança e logística, o objetivo da transferência é reduzir o passivo de carteiras de identidade de apenados que cumprem pena no local – uma das principais demandas deste Posto. Essa mudança não afetou os horários nem dias de funcionamento do PI”, informou o IGP, em nota. Até então, o Posto interrompia seus atendimentos em apenas um dia, nas sextas-feiras, para atender a demanda da Penitenciária.
Agora com metade da capacidade, já faz tempo que a unidade de Montenegro vem enfrentando dificuldades para funcionar. Por quase nove meses, entre 2018 e 2019, ela ficou fechada após a aposentadoria do servidor que trabalhava no local. Demorou até a contratação de um novo e também dos dois estagiários; um cedido pelo Estado e outro pelo Município. A retomada logo barrou nas restrições da pandemia e, após na interdição do prédio do Sine, no Centro da cidade, onde o Posto funcionava. Com essa, os montenegrinos ficaram sem o serviço de outubro de 2020 a março de 2021.
O setor só pôde reabrir através de parceria com a Delegacia Regional de Polícia, que aceitou ceder um novo espaço ao IGP junto à 1ª Delegacia de Polícia Civil. Está na rua José Luis, número 1.030. A Prefeitura investiu R$ 4 mil, via Consepro, para a reforma do local e o funcionamento das duas estações. Mas ainda tinha o Distanciamento Controlado e a bandeira preta que, por semanas, limitaram o atendimento somente às emergências.
Superada a barreira, traz o site do IGP que o Posto funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras. Felizmente, na verdade, o atendimento já ocorre de segunda à sexta, como mostra cartaz fixado em frente à nova sede do serviço. O atendimento ocorre das 8h às 14h, mediante agendamento. Há o telefone (51) 3632-8677 para agendar, embora, com frequência, ele apresente problemas técnicos. A coordenação local orienta, então, que o cidadão vá presencialmente marcar o seu horário. Ele é agendado apenas de um dia para o outro e, ainda na parte da manhã, usualmente os horários do dia seguinte já estão todos completos. Tem sido atendidas cerca de 30 pessoas por dia.
Serviço
Para fazer a carteira de identidade, o cidadão precisa apresentar:
– se solteiro, a certidão de nascimento original, sem rasuras ou danos, atualizada ou em cópia autenticada;
– se casado, a certidão de casamento original, sem rasuras ou danos, e legível ou em cópia autenticada;
– se divorciado, a certidão de casamento original, sem rasuras ou danos, atualizada ou em cópia autenticada, com averbação da separação/divórcio;
– se viúvo, a certidão de casamento original, sem rasuras ou danos, atualizada ou em copia autenticada; e a certidão de óbito (ou óbito averbado na certidão de casamento);
São documentos opcionais, que podem ser adicionados no RG mediante a apresentação do documento original: CPF; CNH; PIS/PASEP; Cartão Nacional de Saúde; identidade profissional; título de eleitor; tipo sanguíneo e fator RH; nome social; e condições peculiares de saúde, como diabetes e surdez, com comprovação de laudo médico;
A 1ª via é gratuita. A 2ª custa R$ 74,11 (os valores são atualizados anualmente). Idosos com mais de 65 anos de idade, indivíduos que declararem estado de pobreza e vítimas de roubo não pagam.