CONHECIMENTO. Projeto de alunos alcançou primeiro lugar no Inova RS
Uma das equipes startup do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos – o Polivalente – alcançou primeiro lugar no Desafio Empreender do Inova RS 2024, programa do Governo do Estado em parceria com centros universitários. Os alunos Ayslane Victórya Silva dos Santos; Pedro Leonardo Martins Lopes; Juliane Hahn da Silva; Vitória Andriele da Silva; Kevin Gonçalves Rosa, Pietra Vargas da Rosa e Wesley Duarte Santos, do 3º Ano do Ensino Médio, com orientação das professoras Vanessa Ramazzini e Josiane Flores, criaram um rastreador para animais domésticos, chamado “Pet Tracking”.
A diretora, Rosangela Koch, recorda que a formação do “Hora de Empreender” iniciou em 2023. Primeiramente, com os docentes do Polivalente avaliados em seu conhecimento de tecnologia e seu uso na sala de aula; passando em seguida por formação continuada para aprimorar seu papel de multiplicadores do conhecimento. Quatro se voluntariaram como mentores dos cerca de 60 estudantes (em 2023 do 9º Ano do Fundamental e em 2024 todos do Médio) em eventos de formação a cerca de inovação e empreendedorismo, com os parceiros Sesi, Unisc e Feevale/ Feevale Techpark.
A escola em Montenegro esteve entre três escolhidas no Rio Grande do Sul, oportunizando que os jovens colocassem em prática o domínio que têm do mundo digital. “Eu indiquei Montenegro para estar no Programa Inova RS e, o Poli pelo trabalho que a direção e professores realizam junto à comunidade escolar”, explica a professora Ione Sardão da Silva, membra do Comitê Técnico junto à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), realizadora do Inova RS.
Tecnologia da mão para a cabeça
“O programa queria que apresentassem um projeto inovador e tecnológico”, assinalou a docente Vanessa. A ideia do rastreador em tempo real, por meio de GPS e conectado ao Google Maps, surgiu da observação dos jovens, que verificaram casos frequentes de pets perdidos em Montenegro, anunciados em redes sociais e cartazes nas ruas. Com o Pet Tracking o tutor pode inclusive delimitar um área segura para o cão ou gato passear, sendo alertado quando o pet sair do perímetro.
A diretora destacou ainda o objetivo de despertar nos estudantes a compreensão acerca da importância que o empreendedorismo com inovação tem para sua região; e que sejam protagonistas na iniciativa de desenvolver novas ideias com uso da tecnologia tão comum em sua dia a dia. Os outros projetos, criados em startups que reuniram 1º e 2º Ano, foram reuso de plástico de garrafas em impressoras 3D e reforço escolar em contraturno com emprego de técnica de games.
O projeto Pet Tracking não encerra, e mesmo formados no Médio, os alunos seguirão aprimorando e apresentando-o em feiras científicas. No horizonte está a possibilidade de reproduzi-lo em escala comercial.