O Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, promove nesta quarta-feira, 30, a 2ª edição da mostra de trabalhos Conexão Copa.
Cada turma da escola foi dividida em dois grupos, e foram sorteados países participantes do Mundial de Futebol para que os estudantes produzissem pesquisas emissivas sobre cada um deles. Com uma proposta de expandir os conhecimentos em relação a outras regiões do mundo, itens como: bandeira do país, curiosidades e culinária típica de cada local estarão expostos na escola durante os três períodos de aula. Ainda haverá desfile temático com dois representantes de cada grupo, caracterizados com roupas típicas de cada país.
Para o vice-diretor, Luis Carlos Hummes, 48, a mostra é uma oportunidade de desenvolvimento para os alunos. “Devido à pandemia, os estudantes ficaram muito individualizados em casa. Eles têm que voltar a apresentar os trabalhos para outras pessoas. Apenas desta maneira vão perder o medo, a vergonha e a timidez”, ressalta.
As colegas Iasmim Vodzik Gomes, 17, e Talia Vitoria Dörr, 18, alunas do 3° ano, ganharam a Espanha. Elas enxergam o trabalho uma como oportunidade para conhecer novas culturas. “É muito bom aprender coisas novas sobre outros lugares, entender como é a rotina deles e experimentar seus pratos típicos”, comentou Iasmim.
Para a apresentação, o grupo das jovens preparou uma maquete do Arco de Triunfo, monumento histórico localizado na cidade de Barcelona. Além disso, elas levaram para a escola, Croquetas, prato típico espanhol. “As croquetas são bem parecidas com os nossos risoles, porém, em um formato comprido, como um croquete”, explicou Talia.
A maior dificuldade que as estudantes irão enfrentar será o nervosismo de apresentar sua produção para outras pessoas. “Saber que os professores vão avaliar o trabalho, e que outras escolas virão assistir tua apresentação, nos deixa com um pouquinho de medo”, afirmam as estudantes. (RK)