Artistas montenegrinos devem responder ao questionário online
Um levantamento busca apurar os impactos econômicos no setor cultural em Montenegro. A pesquisa será realizada via internet e dirigida a artistas e responsáveis por espaços culturais, que poderão preencher seus dados até o dia 10 de junho. O objetivo é embasar ações emergenciais do poder público para minimizar as consequências para as instituições culturais e os artistas após a tragédia climática que atingiu o Estado.
O levantamento pretende mapear os efeitos da catátrofe na economia criativa local e, a partir desses dados, planejar editais e contratações futuras para investir no fomento aos artistas da cidade. A pesquisa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT), por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE).
De acordo com a diretora de Cultura, Priscila Nunes, assim como na pandemia de Covid-19, artistas e entidades promotoras de cultura foram muito prejudicadas com as cheias deste ano. “Quando uma tragédia dessa magnitude acontece, o setor cultural tende a ser o último a retornar à normalidade. Nossa ideia é saber como está a situação dos artistas e dos espaços para que possamos tomar medidas em prol dessa comunidade”. A SMDECT divulgará os dados para o conhecimento da comunidade.