DOIS PONTOS de ajuda. Um no Centro e outro no bairro Timbaúva
O projeto Tampinha Solidária, que tem como beneficiárias as crianças em tratamento da Atrofia Muscular Espinhal, a AME, abraçou a causa do pequeno Matteo Piccin, o Teteo, natural de Porto Alegre. O idealizador, Lucas Vinícius Moraes da Silva, promove, no próximo sábado, dia 10, das 10h às 16h, um pedágio solidário em Montenegro em prol do menino. Serão dois pontos de abordagem de veículos, sendo um em frente à Praça Rui Barbosa, no Centro; e o outro, na Timbaúva, logo em frente à loja Bortolaso.
No ponto do Centro, ainda ocorre um drive thru de recicláveis. “Oportuniza a quem não tem condições financeiras, ajudar com papel, jornais, papelão, metais, plásticos, embalagens tetra-pak, entre outros. Haverá uma estrutura com gazebo e parceiros que vão comprar o material na hora pra gerar o valor pro Matteo”, explica Lucas.
Caso raro
Para quem ainda não o conhece, o pequeno Teteo, de 1 ano e 7 meses, além de Síndrome de Down, foi diagnosticado com AME tipo I, assim como a conhecida Lívia Teles. Por isso, seu caso é considerado extremamente raro. Atualmente, Teteo faz uso do medicamento Spinraza que é capaz de evitar, pelo menos, que a doença evolua. Ele respira através de aparelhos e teve que realizar uma gastrostomia, para receber alimentação pelo estômago.
Porém, familiares e amigos de Teteo contam com ajuda de todo o País para conseguir a quantia de R$ 9 milhões. Esse é o valor do Zolgensma, medicamento que segundo testes clínicos pode curar a doença com apenas uma aplicação que modifica a proteína afetada, devolvendo ao organismo a capacidade de fortalecimento muscular.
Caso o valor não seja alcançado, o arrecadado será destinado aos custos com cuidados diários como fisioterapia, fonoaudióloga e ainda participação nos procedimentos do plano de saúde.