O socorro ao Rio Grande do Sul durante a catástrofe climática de 2024 tem chegado de todo o Brasil. Na manhã da quinta-feira, 09, uma carreta da Lambertti Transporte e Logística estacionou na frente do Colégio Polivalente, em Montenegro, trazendo 30.000 quilos de doações do Paraná. A arrecadação foi alavancada pelo Rotary Club de Marechal Rondon Guarani, da cidade Marechal Cândido Rondon, e foi recebida aqui pelo Rotary Club Montenegro. O transporte foi realizado gratuitamente pela empresa.
A carreta conduzida pelo gaúcho de Erechim Alderico Tiz chegou ao Rio Grande do Sul com escolta policial da PRE, em comboio com outra carreta conduzida pelo próprio diretor da transportadora Elemar Lambertti, que seguiu a Passo Fundo. Foram enviados gêneros alimentícios, roupas, produtos de higiene e de limpeza.
“Vamos distribuir para nossos alunos que foram atingidos, nos bairros Tanac e Municipal”, referiu o presidente do Rotary Club de Montenegro, Carlos Alberto Medeiros Rodrigues, em relação ao Poli. A escola estadual – e sua Comunidade Escolar – foi centro de referência aos moradores do entorno, e abrigou cerca de 50 famílias e preparou diariamente 200 refeições.
A Governadora Assistente do Distrito 4.670 do Rotary Internacional, regional Vale do Caí, Silvana Maricato, a Titã, assinala que os donativos serão distribuídos também as outras cidades atingidas na região. A descarga e acomodação foram realizadas pelos soldados do 19º Bimtz, de São Leopoldo.