De acordo com dados da Fecomércio, 74% das empresas do ramo manteve o mesmo número de funcionários
Enquanto alguns setores enfrentam grandes dificuldades para sair da crise econômica no Brasil, outros respondem de forma positiva ao cenário de recessão. É o que mostra a Sondagem de Segmentos que a Fecomércio-RS realizou com diversos segmentos da economia gaúcha. Na sondagem, foram ouvidos responsáveis por 385 estabelecimentos do varejo do vestuário do Estado, optantes pelo Simples Nacional.
O levantamento mostra que a crise econômica foi o maior empecilho para a expansão das vendas nos últimos meses, citada por 67,3% dos entrevistados, seguida por carga tributária (50,4%) e concorrência (19,5%). O parcelamento dos salários dos servidores públicos do Estado é percebido como prejudicial ao desempenho das vendas para 76,9% dos estabelecimentos. Embora o cenário interfira diretamente nos negócios das empresas que atuam no ramo do vestuário no Rio Grande do Sul, a maioria dos varejistas consultados permanece otimista.
A sondagem do setor apurou que, mesmo diante das dificuldades, a maioria dos estabelecimentos manteve o mesmo número de funcionários – realidade em 74,3% das empresas. Os dados também revelaram que os empresários mantêm o otimismo em relação ao cenário futuro, onde 60,3% dos consultados esperam que as vendas melhorem um pouco nos próximos seis meses e 15,6% esperam que melhorem muito.
A gerente de loja Vanessa Carames, comenta que, em Montenegro as vendas foram excelentes nos últimos meses e, embora o frio tenha demorado a chegar esse ano, o estoque abastecido com vestuários de outras estações contribuiu positivamente para esse resultado. “A procura não se restringe apenas a uma estação, então é sempre bom ter tudo para oferecer ao cliente”, revela a gerente, que atua em uma grande rede de lojas.
Segundo a pesquisa, um dos diferenciais do segmento está relacionado à maciça presença das empresas nas redes sociais. A sondagem revelou que 79,2% utilizam as plataformas para promover vendas e se relacionar com os clientes. Do total, 71,7% mantêm perfis no Facebook/Instagram/Twitter e 10,1% possuem sites. Outro dado relevante é que 55,8% dos estabelecimentos têm cadastro com o histórico de compras do cliente – 100% das empresas que fazem uso do cadastro promovem venda ativa e desenvolvem experiência de atendimento personalizada, fidelizando o consumidor.
Gestão empresarial do setor ainda é desafio
Para avaliar o nível de desenvolvimento de gestão empresarial nas empresas pesquisadas, a Sondagem de Segmentos que a Fecomércio-RS promoveu fez algumas perguntas relativas à organização das finanças, controle de vendas e estoques e treinamento de funcionários. Num total de 11,4% das empresas pesquisadas, não há uma clara separação entre as finanças dos donos e das empresas.
Outro dado que chamou a atenção foi o de que, em 15,1%, há um controle muito superficial ou simplesmente não há controle das finanças. Um número positivo que a pesquisa aponta é que, entre os que analisam suas finanças, 92,3% dos empresários entrevistados, com base nessa análise, elaboram estratégias e as colocam em prática visando atingir objetivos propostos.
Entretanto, a sondagem também revelou que, em 13,0% das empresas pesquisadas, não há controle informatizado de vendas nem estoques e em 28,8% não há treinamento de 100% dos funcionários. Apesar desses números, apenas 0,3% das empresas entrevistadas reconhecem na falta de estratégia e planejamento um impeditivo para o crescimento das suas vendas.