OASE anuncia programação em comemoração aos 110 anos

Instituição atua em Montenegro desde 1911

No próximo dia 23 de novembro, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Montenegro (OASE) completa 110 anos de atuação no Município. Nessa terça-feira, 26, a instituição anunciou a programação em comemoração às onze décadas de fundação.

Durante o evento, que aconteceu na sede da Comunidade Evangélica de Montenegro, a presidente da OASE, Eliane Daudt, lembrou da atuação da instituição ao longo dos seus 110 anos de trabalho na cidade. “Após um ano de atividades, o número de senhoras já era em torno de 100. Essas senhoras tinham como missão fortalecer e auxiliar financeiramente a Escola Evangélica, os necessitados e as viúvas”, afirma Eliane.

Mas, ao longo dos anos, o papel da instituição foi ganhando cada vez mais relevância na comunidade montenegrina. Eliane destacou a construção do Hospital Montenegro como o símbolo da luta das senhoras evangélicas. Inicialmente, o movimento das integrantes da OASE foi para a construção de uma casa de saúde, que depois foi transformada no Hospital. “Essa casa de saúde, hoje Hospital Montenegro, foi inaugurada em 22 de fevereiro de 1931. Esse foi um dia festivo, principalmente para as senhoras da OASE, que puderam ver seu sonho e esforço concretizado”, lembra Eliane.

Além de ser a mantenedora do Hospital Montenegro, a OASE atua também em causa filantrópicas. O grupo, que atualmente conta com a participação de cerca de 80 senhoras, se dedica à promoção de eventos em prol de instituições beneficentes, arrecadação de alimentos para famílias carentes, criação de artesanato que tem venda revertida para campanhas de mulheres vítimas de câncer, além outros projetos.

Dona Nadir compartilhou um pouco da sua história vivenciada durante os mais de 50 anos como integrante da OASE

Também presente no lançamento da programação em comemoração ao aniversário da instituição, dona Nadir Borchat Dias, uma das integrantes mais antigas da instituição, contou a sua experiência nos mais de 50 anos de atuação na OASE. “Eu comecei aqui ainda na adolescência, na época participava de todas as atividades, mas não tinha idade para fazer parte da OASE como integrante”, relata. Mais tarde, em 1979, dona Nadir foi convidada para assumir a direção da instituição, e permaneceu à frente da OASE por 20 anos. “Assim foi a minha vida até hoje, sempre participando. Estou muito feliz, porque tenho as minhas companheiras, todas que são participantes e ativas em tudo o que elas são convidadas, tanto da OASE quanto da igreja”, diz dona Nadir.

Resultado do trabalho de dezenas de mulheres que passaram pela OASA desde a sua fundação, a instituição continua atuante e se revela ainda mais importante. “Muito trabalho e muitos tropeços surgiram, mas a insistência e dedicação daquelas senhoras fizeram com que a bandeira do servir tremulasse com muita fé, e orgulhosamente ainda sentimos dentro dos trabalhos que a OASE executa”, conclui Eliane.

Programação do mês de aniversário da OASE
06/11 – das 14h30min às 17h30min: Chá Drivethru, na Comunidade Evangélica de Montenegro
09/11 – 14h30min: encontro especial da OASE com lançamento do vídeo institucional “OASE Montenegro – onze décadas vivendo para servir”, na Igreja da Ressurreição
16/11 – 14h30min: abertura da exposição “OASE Montenegro – onze décadas vivendo para servir”, na Igreja da Ressurreição
23/11 – 19h: culto festivo pelos 110 anos da OASE, na Igreja da Ressurreição
27/11 – das 14h30min às 17h30min: Drive thru de alimentos e produtos de higiene em prol do HM, na Comunidade Evangélica de Montenegro

Últimas Notícias

Destaques