O governo federal anunciou o pagamento de um auxílio de R$ 5.100,00 para as famílias afetadas pelas enchentes de maio que perderam móveis, equipamentos e eletrodomésticos. O benefício será prioritariamente destinado às mulheres das famílias, mas a liberação dos recursos não será imediata.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Vitor Cardoso, a União vai lançar uma plataforma digital específica para o credenciamento dos beneficiários. O acesso a essa plataforma pelas prefeituras deve ser liberado ao longo desta semana. “Assim que for disponibilizado, vamos fazer um chamamento às famílias para o preenchimento dos dados”, explicou Cardoso.
Para realizar o cadastro, será necessário apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço. Os atestados emitidos pela Defesa Civil também serão aceitos como comprovante de residência. Após a conclusão dessa etapa, o valor do auxílio será depositado em parcela única.
O Auxílio Reconstrução também será disponibilizado para pessoas que já recebem benefício assistencial ou são pensionistas e foram atingidas pelas cheias. Nos próximos dias, a Prefeitura divulgará as datas e os locais específicos para o cadastro.