Atividades iniciam no dia 5 e encerram no dia 30
Junho é o mês do Meio Ambiente e, mais uma vez, a Administração Municipal propõe ações de mobilização da comunidade em defesa da natureza. Neste ano, os principais alvos das atividades de conscientização são o Morro São João e o Cais do Porto, que receberão caminhadas e limpeza.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, a calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, quando foram registradas as maiores enchentes da história, requer uma tomada de consciência para a preservação. “Às vezes, as pessoas acham que não podem fazer nada para preservar o meio ambiente. Estão enganadas. É nos pequenos gestos, individuais e coletivos, que se faz a diferença”, explica.
Ronei aponta algumas atitudes simples de grande valor. Uma delas é a separação correta do lixo, que permite a reciclagem e reduz o consumo, principalmente, de embalagens plásticas. Outras ações que estão ao alcance de todos são o plantio de árvores, o uso racional da água e da energia e a substituição do carro pelo transporte coletivo. “Se cada um fizer um pouco, logo teremos uma corrente e os resultados vão aparecer”, pontua. Os parceiros da programação são o Corpo de Bombeiros, Diretoria de Turismo, JBS, John Deere, Patram, SMED e Remadores.
Confira a programação
– 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente: abertura, das 9h às 16h, na Praça Rua Barbosa, com doação de mudas nativas e de compostos orgânicos, doação de sacolas ecológicas, descarte correto (coleta de resíduos eletrônicos), divulgação do cronograma da coleta seletiva e doações de ração para tutores de animais atingidos pelas cheias do rio Caí;
– 8 de junho: limpeza do Porto das Laranjeiras, das 9h às 12h, com doação de mudas nativas, entrega de material de educação ambiental, doação de sacolas ecológicas e instalação de ecobarreira;
– 21 de junho: subida ecológica no Morro São João com escolas, entre 8h e 12h, com saída na estrada Cláudio Kranz;
– 30 de junho: subida ecológica no Morro São João para o público, das 8h às 12h, com saída da Praça Rui Barbosa;