Mutirão do pós-enchente para socorres afetados

A Prefeitura de Montenegro não pode impedir a enchente de vir, mas está trabalhando para mitigar seus efeitos; desde a madrugada de sábado, 17, primeiro dia da inundação. O trabalho começou com o abrigamento de 13 famílias – nos ginásios do Cinco de Maio e do Sesc – e com arrecadação e distribuição de donativos . Inclusive, o resgate das famílias foi missão cumprida pela Defesa Civil, ao lado do Bombeiros, Brigada Militar e o Exército.

Ao longo da semana, as equipes do município foram a campo, recolhendo móveis destruídos e depositados pelos moradores nas ruas, coletando mais donativos e retirando entulhos trazidos pelas águas severas. Vários setores da Administração Municipal se reuniram nas ações, com QG criado na sede da Vigilância em Saúde.

Quatro equipes – formados por assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias – foram até as casas dos atingidos para realizar um mapeamento do que perderam e do que precisam. A Prefeitura segue recolhendo móveis, eletrônicos e eletrodomésticos daqueles que desejam doar.

enchente em Montenegro 2023 - interior - reparos
Prefeitura fez reparos em vias atingidas no Interior

Também o interior recebe justa atenção, tendo registros de córregos e arroios transbordados. Buscando minimizar as consequências aos produtores rurais, a Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), está colhendo informações para realizar um mapeamento das perdas. Com apoio do escritório da Emater, o Poder Público visitou propriedades para ter uma noção do quanto foi perdido.

A área técnica do setor está trabalhando para mapear esses prejuízos, contabilizados em todas as culturas. Estradas já foram recuperadas. O secretário de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, também esteve em algumas propriedades para ver o efeito das chuvas. “Há relatos, como na localidade de Porto dos Pereira, em que houve perdas de quase metade da produção”, destaca.

Saúde distribui purificador de água

Para assegurar às famílias o consumo de água potável, a Secretaria Municipal da Saúde está distribuindo hipoclorito de sódio. O produto deve ser adicionado à água para consumo humano e preparação de alimentos, pois sua fórmula elimina os microrganismos causadores de doenças. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 992-429-506. O contato com a água suja e os ambientes úmidos facilita a transmissão de doenças como Leptospirose, Tétano e Gripe, entre outras.

Contatos com a Prefeitura

– Doações: contato pelo telefone (51) 996-545-346 e uma equipe irá buscar os donativos (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h);
– Atendimento aos agricultores: perdas de animais (inclusive peixes) informem pelo telefone 3632-8533.

Últimas Notícias

Destaques