Mutirão de cirurgias já realizou 48 procedimentos em Montenegro

Lançado no dia 27 de outubro, o Mutirão de Cirurgias de Montenegro chega ao fim do ano com 48 procedimentos realizados. Foram 31 intervenções eletivas de vesícula e 17 de hérnia. Os serviços foram prestados pelo Hospital Sagrada Família, de São Sebastião do Caí, e a contratação ocorreu através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí (CIS Caí).

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Andréia Coitinho, o Mutirão será retomado em janeiro e há possibilidade de que algumas operações ocorram no Hospital Montenegro, que estaria se credenciando como prestador de serviços junto ao CIS-Caí. A expectativa é dobrar os números obtidos, considerando a demanda reprimida desde 2020.

As cirurgias são custeadas pela Prefeitura de Montenegro, com recursos provenientes do pagamento dos valores devidos aos municípios em razão da execução de programas estaduais de saúde nos exercícios de 2014 a 2018, totalizando R$ 253 mil. A Administração também providenciou os exames necessários e o transporte dos pacientes. “Ficamos felizes em poder proporcionar as cirurgias, que, via de regra, competem ao Estado”, destaca a secretária.

O prefeito Gustavo Zanatta aponta a importância do Mutirão para reduzir e acabar com o sofrimento dos pacientes. Problemas de vesícula e hérnias são geralmente incapacitantes e causam dores, impedindo as pessoas de trabalhar e até de se alimentar corretamente. “A ação da Prefeitura é mais um investimento na qualidade de vida dos montenegrinos”, define. (IF)

Últimas Notícias

Destaques