Município quer castrar mil animais em 2023

Lista de espera já ultrapassa 1.200 cadastrados

Ativo desde 2020, o Projeto de Controle Populacional e Atendimento de Animais, promovido pela Prefeitura Municipal de Montenegro, está com grandes metas. Apenas em 2023, o objetivo é castrar mil animais, Segundo Joana Mara dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em bem estar animal. Ela esteve na Rádio Ibiá Web na última terça-feira, 21, para tratar do assunto.

No início do projeto, em 2020, foram 30 animais castrados; em 2021 foram 120 e em 2022 o número saltou para 791 animais. Sendo assim, desde 2020 até dezembro de 2022, o número exato de castrações foi de 941, entre cães e gatos machos e fêmas. O montante segue crescendo. Atualmente, o programa de castrações da Prefeitura já realiza de 100 a 110 castrações por mês. As duas clínicas responsáveis pelas castrações são a Mi & Au, no bairro Timbaúva, e a Vetclin, no Centro.

Dentre os principais benefícios da castração estão a prevenção de ninhadas indesejadas e diversas doenças

Segundo Joana, o número ainda pode continuar aumentando. “Isso depende de a gente conseguir mais aporte de recursos. Estamos aguardando ansiosos para que isso aconteça.”, afirma. Hoje, há uma lista de espera com cerca de 1.250 animais. “A gente chega a ter 30, 25 pedidos por dia. Nossa vontade é atender todo mundo que chega até nós, mas para isso precisamos ir atrás de mais recursos. Mas, isso nos deixa muito contente, porque significa que as pessoas estão se conscientizando da importância de castrar o seu animal”, assinala.

Ivorilde da Silva Lopes, 57, é moradora do bairro São Paulo e foi uma das beneficiadas com o programa de castração. Ela conta que tem, em casa, sete animais de estimação, entre cães e gatos. Seu marido era responsável pelos bichinhos e faleceu em setembro. A partir daí, Ivorilde teve que passar alguns das fora de casa. Com medo das fêmeas ficarem prenhas, entrou em contato com a secretaria para agendar a castração. Com agilidade após entender sua situação, a SMMA encaminhou o procedimento de três cachorros e um gato entre setembro e novembro. “Eu fui muito bem atendida tanto na secretaria como na clínica. Eu parabenizo muito o trabalho das meninas, que estão trabalhando muito bem em nossa região”, afirma.

Dentre os principais benefícios da castração estão a prevenção de ninhadas indesejadas e diversas doenças. “O animal castrado tem uma vida muito mais saudável e esta é a nossa missão”, diz. Joana explica que do número de castrações mensais, parcela é destinada aos animais de rua atendidos pelas ONGs animais de Montenegro. “Estamos tentando ajudar todo mundo da melhor forma”, ressalta.

Como entrar para a lista de espera
Quem tiver interesse em castrar seu animal pode ir até a SMMA, localizada na rua Cel. Apolinário de Moraes, 1705, de segunda a sexta-feira, das 8h 12h das 13h às 16h30min, portando apenas a cópia do documento de identificação com foto do tutor, cópia do comprovante de residência e uma foto do animal, que pode ser impressa ou apenas mostrada no celular. O único requisito para castrar o animal é que ele seja adotado. Lembrando que a castração é indicada para cães e gatos a partir dos cinco meses de idade.

Últimas Notícias

Destaques