Mulheres que Brilham: Márcia Farias “Precisamos nos colocar no lugar da outra”

EMPREENDEDORA destaque reforça a necessidade da empatia entre as mulheres

Márcia Farias é a empreendedora destaque do prêmio Mulheres que Brilham 2023, promovido pelo Jornal Ibiá. Além de empreender, ela atua na área da Educação e se dedica a Confraria das Empreendedoras, da qual é atual presidente. Márcia destaca a importância das ações coletivas desenvolvidas por mulheres e a necessidade do exercício da empatia entre elas. “Temos que ter cuidado com a crítica. Vamos refletir e nos colocar no lugar da outra”, aconselha.

Natural de Montenegro, Márcia orgulha-se em contar que cresceu na localidade de Sanga Funda, rodeada pela natureza e pelo aconchego familiar. Ela teve uma infância simples no interior, brincando com primos e convivendo com animais. Desde cedo, acompanhou o trabalho dos pais na agricultura, onde aprendeu sobre o cultivo de melancia, aipim e acácia negra. “Minhas férias eram colhendo melancia”, lembra.

O espírito empreendedor veio de sua mãe, que a levava para o viveiro de mudas, mesmo em condições adversas, como o frio e a umidade. “Ela tinha o dinheiro dela, era ela quem cuidava do viveiro. Sempre foi muito inspirador vê-la trabalhando com paixão”, comenta Márcia.

Seu pai a incentivou a explorar diferentes vivências e acreditar que todo conhecimento é valioso e pode ser usado em algum momento. Com 18 anos, após cursar magistério em Taquari, Márcia prestou concurso. Enquanto aguardava ser chamada, trabalhou como caixa de loja no comércio local. Mais tarde, foi chamada pelo Estado para trabalhar na Escola Manuel de Souza Morais, onde se tornou diretora.

Ao longo dos anos, Márcia conciliou seu trabalho no Estado com atividades no município, onde também foi aprovada em concurso público. Lecionou em Campo do Meio e também foi diretora nessa mesma escola. Após passar por várias escolas, ela fez novo concurso e tornou-se supervisora de educação na Secretaria de Educação de Montenegro, cargo que ocupa até hoje.

Sua relação com o empreendedorismo surgiu em 2015, quando começou a vender produtos para casa. Em 2017, iniciou um curso de design de interiores, que a levou a atuar nessa área. “O objetivo do designer de ambientes é trazer conforto e funcionalidade aos espaços. Antes, muitas salas ficavam sem uso, sofás não eram utilizados. Hoje em dia, a realidade mudou. Um sofá precisa ser bonito e confortável”, ressalta Márcia.

“Sempre fiz muitas coisas ao mesmo tempo. Sempre gostei muito de decoração, e cada parte da minha casa foi pensada por mim. Isso me instigou a seguir nesse campo”, revela. O trabalho como designer de interiores também está relacionado ao resgate da conexão com a natureza. “Quem me conhece sabe que adoro ambientes com madeira, a beleza das pedras e dos elementos naturais, o estilo rústico”, comenta.
Para Márcia, o reconhecimento no Mulheres que Brilham é fruto do trabalho desenvolvido junto a Confraria das Empreendedoras. “A Confraria pensa a mulher como um todo, além dos eventos e feiras. Queremos fazer as mulheres se olharem e entenderem que não há limite para o seu negócio”, pontua.

Últimas Notícias

Destaques