GESTORA DA SAÚDE destaca valores como empatia e solidariedade
A dedicação e comprometimento de Andréia Coitinho da Costa, 53, servidora pública e enfermeira, foram reconhecidos pela população local que a elegeu como a mais lembrada na categoria Saúde do Prêmio Mulheres que Brilham 2023. Atual secretária municipal de Saúde de Montenegro, ela afirma que a empatia norteia seu trabalho. “O bem faz a diferença na vida das pessoas”, complementa a enfermeira.
Natural de Montenegro, Andréia só se aproximou da enfermagem depois de casada e com filhos. “Uma amiga ia cursar o técnico em enfermagem e me convidou. Foi o incentivo que eu precisava”, relata.
Andréia ingressou no serviço público em Montenegro em 2014 como enfermeira e, desde então, demonstra sua paixão pela área da saúde. Inicialmente, assumiu a coordenação de atenção básica na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo responsável por essa função até 2020. Em 2022, recebeu um convite para assumir interinamente a pasta da Secretaria de Saúde, cargo que aceitou com entusiasmo e exerce até hoje.
A gestora crê que a conquista do Prêmio Mulheres que Brilham 2023 é resultado do reconhecimento ao seu trabalho e aos esforços em prol da comunidade montenegrina. Andréia destaca que ser servidora pública é uma realização pessoal e que atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) é um desafio gratificante.
Ao longo de sua carreira, enfrentou diversos obstáculos, mas sempre contou com o apoio da família. Ela trabalhou como técnica de enfermagem na Unimed enquanto cursava a faculdade, e, após a formação, começou a se dedicar aos concursos públicos. Seu objetivo sempre foi servir à comunidade de Montenegro, passando por diferentes locais até retornar à sua cidade natal, após passar no concurso público.
Andréia encontrou a saúde pública de Montenegro em uma situação difícil, com poucas equipes de saúde da família e um déficit de atendimento nos postos de saúde. Situação essa que, gradualmente vem melhorando.
A nomeação como secretária de saúde foi uma surpresa para Andréia, que inicialmente se assustou, mas logo percebeu que estava preparada para o desafio, pois muitos problemas já faziam parte de seu dia a dia. Ela destaca a importância de sua equipe e acredita que o reconhecimento no Prêmio Mulheres que Brilham se deve ao trabalho conjunto realizado pelas profissionais da área da saúde.
Andréia se preocupa com as pessoas que precisam de atendimento e enfrentam dificuldades para acessá-lo. Ela utiliza o sistema de regulação para manter os dados atualizados e fazer cobranças ao estado em relação aos encaminhamentos necessários. No entanto, reconhece que ainda há desafios e que nem sempre é possível atender a todas as demandas.
“A gente tem mais de 60 mil habitantes em Montenegro, talvez não consiga alcançar todos. Mas saber que fizemos a diferença na vida de uma pessoa que nos procurou já é gratificante. O simples fato de escutar o que o outro tem a dizer faz diferença na vida dessa pessoa”, finaliza.