O Ministério Público do Trabalho está com inscrições abertas para o 20º concurso público para procurador do Trabalho. O concurso corresponde ao preenchimento de uma vaga e das demais que surgirem no prazo de validade do certame, que é dois anos, prorrogável por mais dois. Uma novidade deste ano é a reserva de 20% das vagas para pessoas negras e a ampliação da cota para pessoas com deficiência, que passa a ser de 20%.
Para participar, os candidatos devem possuir curso superior em Direito e, no mínimo, três anos de exercício na atividade jurídica depois de concluída a graduação. A taxa de inscrição é de R$ 250,00.
A inscrição deve ser feita até o dia 13 de junho pelo endereço eletrônico: https://dti.pgt.mpt.gov.br/concurso/index.wsp. Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá utilizar terminal de atendimento online que ficará à disposição nas sedes das Procuradorias Regionais do Trabalho e nas Procuradorias nos municípios. A relação dos endereços está disponibilizada na página do concurso.
31O concurso é constituído de quatro etapas. A primeira é a prova objetiva, que teve uma mudança na data e foi remarcada para o dia 30 de julho. Depois haverá as provas subjetivas e práticas, respectivamente, nos dias 17 e 24 de setembro. A inscrição definitiva será de 18 a 25 de janeiro de 2018. A última fase é a aplicação da prova oral, nos dias 19 a 23 de fevereiro. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 9 de março. O salário inicial de procurador do Trabalho é de R$ 28.947,55.