MP deve convocar operadoras para novo encontro sobre telefonia

Na audiência pública da semana passada, nenhuma das convidadas compareceu

Na última sexta (18), aconteceu uma audiência pública na Estação da Cultura para tratar das demandas de internet e telefonia no interior dos municípios do Vale do Caí e, apesar dos convites, nenhuma das operadoras de telefonia compareceu. Agora, o deputado Elton Weber (PSB), um dos idealizadores da audiência, deverá solicitar ao Ministério Público Estadual a convocação obrigatória dessas empresas, para que se encontrem com representantes da Anatel e das 19 prefeituras da região que acompanham a situação. As empresas devem se posicionar sobre os serviços inadequados nas localidades rurais.

Deputado Elton Weber diz que a situação é inadmissível Foto: Divulgação

Também devem ser encaminhados pedidos de revisão das concessões, de averiguação da possibilidade de uso de recursos do Fundo de Universalização de Telefonia para as melhorias e de cancelamento das vendas de novos serviços até a resolução dos problemas. “É inadmissível que as empresas cobrem serviços de baixíssima qualidade, não ampliem o fornecimento destes e tenhamos que ficar reféns dos contratos, muitos com validade até 2027”, posicionou-se o deputado na Assembléia.

Compareceram à audiência pública da sexta, mais de cem agricultores familiares, prefeitos, vice-prefeitos, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, vereadores, pesquisadores e membros da Emater dos 19 municípios da região, com suas demandas. O encontro foi conduzido por uma subcomissão da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, que desenvolveu um estudo sobre os problemas deste serviço e as ferramentas para provê-lo.

Durante o evento, a professora Cidonea Machado Deponti, da Universidade de Santa Cruz, apresentou uma pesquisa realizada com 375 entrevistados em oito das cidades sobre o acesso e o uso das tecnologias. Os dados apontaram que 94,03% dos agricultores têm aparelho de telefone celular, mas que apenas 40% destes possuem acesso à internet.

Últimas Notícias

Destaques