Moradores da Estrada Getúlio Vargas enfrentam esgoto a céu aberto

Problema em Alfama está sem solução há cerca um ano

Na localidade de Alfama, mais precisamente na Estrada Getúlio Vargas, moradores enfrentam um grave problema de saúde pública que tem afetado a qualidade de vida na região. O trecho logo após o fim da pavimentação da via foi tomado por esgoto a céu aberto, dificultando o tráfego e oferecendo riscos à saúde de quem transita por ali, especialmente crianças que passam pelo local para pegar a van escolar.

Sérgio Luis Stremel, morador da área, relatou o sofrimento diário com a situação. “Esse problema começou depois das chuvas do ano passado, que entupiu esse cano e a água não está seguindo seu fluxo normal. Para passar aqui, é pisando no lodo, não tem outro jeito. Tem criança que vem pegar a van escolar aqui e não tem como ficar passando por cima desse esgoto”, disse.

Em resposta ao problema, a Prefeitura esteve na localidade no ano passado e fez uma intervenção, abrindo uma valeta para permitir o escoamento da água. No entanto, segundo Stremel, a solução foi temporária e ineficaz. “Eles deram uma arrumada, abrindo essa valeta para a água correr, mas não resolveu o problema, porque já está entupido de novo”, afirma.

A situação se agrava principalmente em dias de chuva, quando o esgoto transborda e a água parada contribui para o aumento de doenças e outros riscos à saúde. O morador também aponta a falha na construção de um sistema de drenagem adequado. “O certo é canalizar de maneira correta e colocar aqui um cano maior. Então é uma questão de saúde pública, porque é uma água parada e em dias de chuva piora”, finaliza o morador.

O secretário de Viação e Serviços Urbanos, Tiago Machado, informou que uma equipe da pasta irá realizar nos próximos dias o conserto no local, com o objetivo de resolver o problema de forma definitiva. Segundo Machado, a intervenção consistirá na desobstrução do sistema de drenagem e na instalação de um novo tubo de maior diâmetro para melhorar o escoamento das águas pluviais.

Últimas Notícias

Destaques