Marcos serão instalados no Cais e no início da Buarque de Macedo
O Cais do Porto de Montenegro foi, na segunda metade do século XIX, o ponto de chegada para centenas de famílias de imigrantes, vindas da Europa, em busca de uma vida melhor no Rio Grande do Sul. Estima-se que milhares de famílias – de italianos, alemãoes, franceses, poloneses e outros – tenham passado pela então vila de Montenegro para se instalar, depois, por toda a região do Vale do Caí e na Serra.
Para resgatar essa história e homenagear os pioneiros, a Secretaria Municipal de Desporto, Turismo e Cultura está planejando a instalação de dois marcos na cidade. Um deles no próprio Cais e o outro, no começo da Rua Buarque de Macedo, na esquina com a Osvaldo Aranha.
A secretária Daniela Boos lembra que a Buarque de Macedo foi o caminho para centenas de imigrantes em sua jornada até a Serra. “Estas pessoas se reuniram em comunidades, que deram origem a muitos municípios, tanto na região mais alta do Estado quanto aqui mesmo, no Vale do Caí”, ressalta. A previsão é que os símbolos sejam instalados no segundo semestre, como uma homenagem a todas as etnias que ajudaram a construir a identidade gaúcha.
Esta semana, durante evento na Assembleia Legislativa, a secretária conversou com o cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruso. Ao conhecer a proposta, ele declarou que irá participar da inauguração. “A ideia é fazer um evento para registrar a importância de todos os povos que aqui chegaram, independente da forma e dos meios, e que contribuíram para a nossa história”, conclui.