Maior concurso LGBTQIAP+ do Rio Grande do Sul, a Escolha da Corte da Diversidade 2022 terá dois candidatos representando Montenegro. Alexanderson Paixão de Moares, o Xan Paixão, e Eduardo da Rosa, que dá vida à drag queen Mônica Viper, representarão a Cidade das Artes no evento que ocorre sábado, dia 10, em Cruz Alta. O concurso faz parte da programação da 16ª Festa da Diversidade.
Há sete anos fazendo performances como Mônica Viper, Eduardo, que é vice-miss drag queen do Estado, concorrerá na categoria Top Drag Diversidade. “Estou numa correria, fazendo os últimos ajustes de figurino, ensaiando a performance e mantendo o foco”, revela. Segundo ele, a avaliação da sua categoria é diferente, uma vez que é preciso cativar o público através da dança, da dublagem, da produção de figurino e outras características da cultura drag.
“Mas a expectativa é grande. Concorri ano passado pela cidade de Novo Hamburgo e bati na trave”, afirma Eduardo. Agora representante de Montenegro, a drag queen diz que é gratificante representar a cidade na qual nasceu e cresceu. “Fui aluno da Fundarte durante a infância e fui cercado de cultura a vida inteira. Poder levar o nome da Cidade das Artes comigo, e dessa vez com mais gente na minha corte, é maravilhoso”, diz. “Além de mostrar o nosso trabalho, estamos pondo a cidade de volta no mapa da comunidade LGBTQIAP+”, acrescenta.
Já Xan Paixão disputará o concurso na categoria Mister. Xan é baiano e mora em Canoas, mas resolveu representar Montenegro por entender que na cidade a causa LGBTQIAP+ possui apoio e incentivo. Disputando o concurso pela primeira vez, ele não se vê como um dos favoritos, mas garante que dará seu máximo. “O critério para escolha é um conjunto de simpatia, desenvolvimento na passarela, militância, trabalhos voluntários, oratórias e entrevistas e não somente beleza, logo tenho estudado bastante, me mobilizado e me preparado para o desfile”, destaca. (ARH)