Católicos de diversas cidades do Brasil comemoram na próxima quarta-feira, 2, o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, título dado à Maria, mãe de Jesus. A festa histórica reúne, todos os anos, dezenas de pessoas que preparam festejos e procissões, que passam por rios, lagos e mares. Devido a pandemia da Covid-19, desde 2021 as comemorações passam por alterações, e neste ano não foi diferente.
Em Montenegro ao menos duas festas devem acontecera. De forma reduzida, devido ao aumento de casos do novo coronavírus, a comunidade de Porto dos Pereira e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus já estão com a sua programação definida.
Neste ano, a tradicional procissão da comunidade de Porto dos Pereira, que tem a santa como padroeira da localidade, não irá ocorrer. Segundo um dos organizadores da festa, Luiz Veríssimo da Silveira, essa medida é como forma de precaução contra a Covid-19. Entretanto, a comunidade está realizando um tríduo religioso em homenagem à Navegantes.
Com início no dia 19, a celebração também ocorrerá nesta quarta-feira, 26, às 20h, na localidade. O encerramento será no dia 2, com um tríduo comemorativo no mesmo horário. Após a celebração religiosa haverá um um bingo e venda de pastéis, enroladinhos e bebidas. O valor da cartela é dois reais e será vendida na hora.
Já a tradicional procissão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Timbaúva, irá ocorrer este ano. No dia 2, a imagem da santa será levada, em procissão fluvial, até a beira do rio, onde terá início a procissão terrestre até a capela da Tanac, onde será realizada uma missa. A procissão terrestre deve ter início às 18h30min.
Também no dia 2, seguidores de religiões de matriz africana homenageiam Iemanjá, a rainha do mar. Devido ao crescimento no número de casos, algumas cidades do Litoral já cancelaram suas festividades. Tramandaí e Imbé, por exemplo, não terão festas. Na praia do Cassino, em Rio Grande, no sul do Estado, a festa será realizada de forma virtual pelo segundo ano consecutivo. As demais cidades ainda não confirmaram o cancelamento ou não, e desse modo, é importante que os montenegrinos entrem em contato com os seus centros religiosos para mais informações.
Saiba mais sobre devoção
A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, na época das Cruzadas; quando os enviados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares Santos. Tendo em vista os perigos que enfrentariam, os soldados invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada.
Foi por esse motivo que essa devoção chega ao Brasil com os navegantes portugueses, já na época do descobrimento, em 22 de abril de 1500. Sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro, especialmente nas cidades litorâneas ou de rios onde há prática de pesca e transporte aquático.