Montenegro terá, neste ano, um grande evento festivo para celebrar o mês do padroeiro. A Festa São João do Montenegro vai acontecer no Parque Centenário, de 23 a 26 de junho de 2022, com várias atrações artísticas e culturais. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa, ocorrida na segunda-feira, 11, na Estação da Cultura.
No encontro, estiveram representantes da empresa Idealize – Consultoria em Projetos, que fará a organização do evento, da Prefeitura de Montenegro, que dará o apoio cultural para a iniciativa, da Câmara de Vereadores e de outras entidades parceiras. A Festa vai contar com símbolos tradicionais e típicos das festas juninas, tais como fogueira, culinária, quadrilhas e o casamento na roça, além de shows artísticos e musicais que prometem divertir o público de todas as idades. O evento contará com apresentações das nove quadrilhas formadas para o projeto, experiências gastronômicas locais e realização de shows nacionais. Já estão confirmadas as bandas Bicho de Pé (com a participação de Rafa Machado), Rastapé, Baião de Cordel e Mas Bah. A entrada será franca todos os dias.
Além dos shows, haverá gincana para as crianças e diversas outras atrações durante os quatro dias de festa. São João do Montenegro é viabilizado pela Lei de Incentivo Estadual à Cultura (LIC) – Pró-Cultura-RS, e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, sendo uma realização Idealize – Consultoria em Projetos. Tem como patrocinadores Docile, Sinoscar, Supermercados Mombach, Ecocitrus, Sky Informática, Hart’s Natural, Carvão Ivoti, Carolo, Britagem Montenegro, Schin, Amstel e Tanac, patrocinadores master Agrogen, Vibra e Nat e o apoio cultural da Prefeitura de Montenegro.
Segundo Alex Mello, coordenador geral do projeto e diretor da Idealize, a expectativa é que o evento seja um novo atrativo cultural e identitário para Montenegro. “Contamos com o apoio do Município em todas as etapas”, ressaltou. A Festa São João do Montenegro também promove um resgate histórico, já que esse foi um dos primeiros nomes da cidade. Para somar a essa curiosidade, São João Batista é o padroeiro de Montenegro.
Representando a Administração Municipal, o vice-prefeito Cristiano Braatz destacou que a população, há muito tempo, lamenta a falta de uma grande celebração. “Além da integração e do lazer, será o resgate de uma antiga tradição, que foi perdendo espaço”, diz o vice-prefeito. Também presente na ocasião, a vereadora Camila Oliveira – responsável pela articulação dos recursos federais para a festa – destacou a alegria e orgulho em ter uma festa como esta na cidade. “Eu abracei a ideia, e acredito que ela vai ser uma festa de referência não só em Montenegro, mas no Estado do Rio Grande do Sul, e porque não no Brasil?”, completa.(MG)