O Terceiro Festival Brasileiro de Música Intimista retorna sábado a Montenegro. Será a segunda vez que a Cidade das Artes dará palco ao evento deste estilo caracterizado pelo acústico. Serão três horas de show com artistas montenegrinos apresentando composições autorais, além de homenagens à música Popular Gaúcha. O evento será ao ar livre, no Espaço Braskem da Estação da Cultura, a partir das 17 horas; e com transmissão online pelo facebook.com/festivalintimista e pelo Instagram da TV Cultura do Vale.
O repertório será todo da terra, reunindo o cantor e músico Rodrigo Magrão; o baterista Lorenzo Metz; o guitarrista e produtor cultural Marcelo Ohlweiler; o guitarrista Ícaro Lagranha e o violinista e cantor Iury Lagranha; além do acordeonista Juliano Hack, do grupo Timbre Gaúcho. Uma participação muito especial será do compositor e músico Paulo Otávio, diretor da produtora Supersoul.
Ele veio de São Paulo, berço do Festival de Música Intimista, todavia é outro talento de Montenegro, com longa trajetória na música, e que foi levar seu talento e o nome da cidade à Região Sudeste. Paulo Otávio e Marcelo Ohlweiler estiveram no programa Estúdio Ibiá, da Rádio Ibiá Web, desta quinta-feira.
Eles esclareceram que música intimista, nada mais é, do a velha e boa “baquinho e violão”. Ohlweiler concordou que o estilo pode ser definido como “música de bar”, trazendo a mansidão da boemia e dos casais de mãos entrelaçadas. “É uma música do barzinho, sem ter o barzinho”, brincou. “Em 2019 percebemos que estava acontecendo um movimento na música, que todo o artista tinha uma versão intimista do seu show. Que seria uma versão de voz e violão, uma versão reduzida para espaços menores”, recorda Paulo Otavio, explicando a motivação para criar o Festival.
O que era uma opção se tornou um gênero musical em ascensão, permitindo composições especificas ou versões de sucessos “plugados”. Serão homenageados Rodrigo Magrão e a gestora cultural da Fundarte Julia Hummes. A programação de sábado abrigará ainda debates e campanhas em prol do meio ambiente, inclusive com plantio de 10 mudas de árvores. (RE)