Montenegro se despede de Silvério Utzig

Faleceu na última quinta-feira, 29, Silvério Utzig, aos 96 anos. Ele era conhecido por ser uma pessoa dedicada às causas sociais, com participação principalmente através das campanhas realizadas pelo Rotary Clube, do qual fazia parte.

Natural de Selbach, Utzig se mudou para Montenegro em 1972, junto com a esposa e os quatro filhos. Aqui no município ele adquiriu a antiga Olaria Lerch, onde trabalhou até a sua aposentadoria.

Filha de Silvério Utzig, Maria Cristina Utzig Piovesan conta que desde que o pai chegou em Montenegro, passou a se envolver em causas filantrópicas. “Ele sempre foi de elogiar as pessoas. Estava sempre de bem com a vida, gostava de contar histórias, conversar e dar atenção para as pessoas. Ele tinha uma sensibilidade pra entender a necessidade das pessoas”, conta Maria Cristina.

A filha descreve o pai como um homem apaixonado pela família, que deixou como exemplo a relação de cumplicidade construída com a esposa, Elira Utzig, durante os seus 66 anos de casados. “Eles tiveram uma relação muito bonita, uma relação de muita cumplicidade, de muito amor, do convívio das diferenças. Eles eram diferentes, mas se completavam”, afirma Maria Cristina.

Silvério Utzig junto da família no seu aniversário de 95 anos. fotos: arquivo pessoal família

Para quem conviveu com Silvério Utzig, Maria Cristina afirma que ficará a lembrança de um homem bondoso e preocupado com o próximo. “As palavras que descrevem o meu pai são a generosidade, a bondade, a gentileza e a solidariedade para com as pessoas. Ele não guardava rancor, vivia a vida um dia de cada vez”, afirma a filha.

Amigo e companheiro no Rotary Club, José Nessy conta que Utzig era um homem dedicado às campanhas realizadas pela instituição. “Ele era uma pessoa muito dedicada ao Rotary, sempre estava muito presente e participava muito nas campanhas realizadas. Era uma pessoa que a gente tinha sempre nele uma ajuda quando se precisava”, afirma Nessy.

Dentre as tantas campanhas realizadas com a ajuda de Silvério Utzig, Nessy lembra das ações realizadas em prol do Hospital Montenegro. “Ele foi uma pessoa muito integrada nessas campanhas em prol do hospital, então era realmente um excelente companheiro”, destaca.

Silvério Utzig deixa a esposa, três filhos e oito netos. O velório aconteceu na última sexta-feira, 30, na capela da funerária Forneck Mattana, localizada no bairro Cinco de Maio. A cerimônia de cremação foi em seguida, às 14, no crematório Jardim da Memória, em Novo Hamburgo.

Últimas Notícias

Destaques