recomendação. Maioria ainda não usa máscara
Como não existe obrigatoriedade, a grande maioria das pessoas não está atendendo ao chamado das autoridades para usar máscara em ambientes fechados e higienizar as mãos com álcool em gel. As consequências são visíveis e podem ser confirmadas pela elevação do número de novos casos de Covid-19.
A média é de 18 doentes por dia em Montenegro. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em 18 de novembro, a cidade tinha 19.356 casos confirmados da doença desde o começo da pandemia. Agora, 17 dias depois, são 19.668. Destes 312 novos pacientes, ainda há 227 em recuperação. Também foi registrada a morte de uma idosa de 78 anos.
Nesta nova “onda”, a doença é provocada pela BQ.1, uma sublinhagem da variante Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus. A BQ.1 é caracterizada pela rapidez com que se espalha, mas seu nível de risco é semelhante às outras. Logo, as chances de contrair a doença caem consideravelmente se a pessoa estiver plenamente imunizada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa já foi detectada em quase 70 países.
Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde reforça o apelo para que todos completem o esquema vacinal. Pacientes com mais de 18 anos com comorbidades, trabalhadores da saúde e outras pessoas com mais de 30 anos já podem tomar as quatro doses. Quanto às máscaras, o uso é muito importante em estabelecimentos públicos e privados da área da saúde, no transporte coletivo e em outros ambientes com baixa circulação de ar. Idosos com mais de 60 anos, gestantes e imunossuprimidos devem utilizá-las o tempo todo.