Montenegro recebe o selo Migra Cidades pelo terceiro ano

Município se destaca por políticas públicas para migrantes

Pelo terceiro ano consecutivo, Montenegro foi contemplado com o selo MigraCidades, reconhecimento entregue a estados e municípios que se destacam na implementação de políticas públicas para migrantes. O certificado é concedido pela Organização Internacional para Migrações (OIM), agência da ONU, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

No município, 175 famílias estrangeiras estão sendo acompanhadas pelo Centro de Referência ao Imigrante (CRAI), serviço público de apoio a migrantes e refugiados, independentemente de sua situação migratória. A diretora de Assistência Social, Carliane Pinheiro, explicou que o trabalho visa garantir o acesso a direitos e políticas públicas, além de aprimorar o atendimento oferecido pelo governo e por empresas.

Entre as famílias assistidas, a maioria é composta por venezuelanos (158), mas também há migrantes de Cuba, Guiné, Argentina, Marrocos e Costa do Marfim. Muitos atuam em indústrias de alimentos e supermercados. O CRAI oferece acolhimento, orientações legais, distribuição de roupas e alimentos, além de encaminhamentos para programas sociais e serviços de Saúde e Educação.

Carliane Pinheiro e a assistente social Fabiana Kaenhler Pereira levaram o certificado ao prefeito Gustavo Zanatta, que destacou a importância do trabalho realizado. Para o gestor, os migrantes devem ser assistidos e ter seus direitos legais assegurados pelo poder público.

Últimas Notícias

Destaques