A mostra ocorre na Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira
A Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira recebe a exposição “Montenegro: Preto no Branco”, da artista plástica montenegrina Lisete Maria Nonnemacher. A visitação está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 até as 16h30. A data para término da mostra ainda não está definida.
A exposição apresenta desenhos de casas antigas, igrejas e prédios que ainda permanecem preservados em Montenegro. O objetivo do trabalho é registrar e retratar as construções históricas que resistem ao tempo e que carregam em suas estruturas fragmentos da história local.
Lisete explica que a ideia surgiu ao caminhar pelas ruas de Montenegro e perceber a ausência de construções que, em sua infância e adolescência, eram motivos de admiração. “Trocamos nosso patrimônio arquitetônico e histórico por construções mais modernas. Como podemos passar pelas ruas de Montenegro e não encontrar algumas construções que antes admirávamos tanto?”, questiona.
Os trabalhos são realizados com caneta nanquim preta sobre papel branco, no tamanho A3. Segundo a artista, mesmo com a ausência de cores, as obras transmitem a essência das casas, permitindo que o observador “sinta” a presença das pessoas que ali viveram. “Ainda intactas, essas construções remetem ao colorido de uma vida e de uma história vivida naquele local”, completa.
Para a artista, essas casas, com sua rica história, deveriam ser preservadas e integradas a roteiros turísticos. “Muitas dessas construções acabam esquecidas ou demolidas para dar lugar a prédios modernos, que nem sempre carregam o mesmo valor histórico e cultural”, afirma.
A exposição também oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o endereço das obras retratadas, incentivando-os a visitá-las pessoalmente. “Podemos usar o conhecimento do passado para construir um futuro mais sustentável, preservando essas construções para que as próximas gerações possam apreciá-las”.