Em 2024, o Rio Grande do Sul festeja os 200 anos da imigração alemã. Para comemorar, o governo está propondo um conjunto de atividades envolvendo a sociedade, por meio de suas entidades e instituições públicas. Na sexta-feira, 22, o prefeito Gustavo Zanatta e o diretor de Turismo, Jaime Büttembender, receberam o presidente da Comissão Oficial e subsecretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger. Ele detalhou o projeto e convidou o Executivo a participar dos festejos.
Com o objetivo de aglutinar esforços e gerar iniciativas proveitosas para toda a sociedade, a Comissão Oficial, criada pelo Decreto 56.110/2021, tem realizado uma série de reuniões setorizadas com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, a fim de construir a programação do Bicentenário.
Fazem parte da comissão, além dos gabinetes do governador e do vice-governador, seis secretarias, 15 universidades, diversas escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil, além da capilaridade com centenas de municípios. O ano do Bicentenário tem início em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro de 2024. O marco principal é 25 de julho de 2024.
O prefeito Zanatta manifestou interesse em receber e organizar eventos que celebrem os 200 anos da presença germânica no Estado. “Muitas daquelas famílias se instalaram em nossa região, dando a origem a diversas comunidades que já fizeram parte do território montenegrino. Seu trabalho e sua cultura estão enraizados em nossa história”, destacou