Montenegro está na simulação de desastre

No próximo dia 30 de novembro será realizado um segundo evento demonstração da ferramenta “Defesa Civil Alerta”. Com expansão para 36 municípios gaúchos, o ‘TESTE’ envolverá a comunidade de Montenegro; além de São Sebastião do Caí e São Vendelino, no Vale do Caí. O recurso usa a tecnologia chamada “cell broadcast”, que dispara alerta – sonoro e de texto – para todos os celulares dentro de áreas de risco (sem necessidade de cadastrar ou possibilidade de bloquear), antecipando catástrofes climáticas, a exemplo das enchentes de maio. O primeiro teste feito pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi em agosto, apenas nos municípios de Muçum e Roca Sales, no Vale do Taquari.

Sistema foi desenvolvido em 2024

A partir de dezembro deste ano forma-se uma rede de Defesa Civil englobando sete estados das regiões Sul e Sudeste. Estes deverão acionar o Defesa Civil Alerta em casos de desastres extremos. Criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com as quatro grandes operadoras – Algar, Claro, TIM e Vivo -, a nova tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas.

enchente de abril e maio de 2024 - maior enchente da história de Montenegro - Rio Caí - Catástrofe Climática - Rio Grande do Sul 2024
Mais de 11 mil montenegrinos foram atingidos pela enchente de maio de 2024. Foto: arquivo

A ferramenta será agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil Estadual: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil. “É importante que a população participe dos exercícios e compreenda que o alerta cell broadcast será utilizado somente em casos de eventos extremos”, destacou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Chaves Boeira.

Participarão da simulação

Últimas Notícias

Destaques